Supra-sumo da esportividade A
trajetória do Toyota Supra, de uma versão do Celica |
A Toyota Motor Co. Ltd. (TMC) foi fundada em 1937 como uma evolução da Toyoda Automatic Loom Works. Seu primeiro carro saía no ano seguinte, o AA, baseado no
Chrysler Airflow; a criação independente começou apenas em 1955 com o Crown. Em 1967, um ano após a introdução do Corolla, a marca via espaço para um modelo de alto desempenho e lançava o 2000 GT, construído para ela pela Yamaha, com motor de seis cilindros em linha e duplo comando, que chegou a ser usado em um filme de James Bond. |
O primeiro Supra, em 1979, era
uma variação do Celica liftback. Seu motor de seis
cilindros e 110 cv foi o primeiro da marca com injeção. Na foto
acima, um dos últimos modelos |
![]() |
Três anos depois aparecia o
Celica. Em 1979 um esportivo mais longo, largo e potente era desenvolvido a partir de sua versão
liftback: o Celica Supra. Sempre avançados, os japoneses combinavam tração traseira a suspensão independente nas quatro rodas (que também tinham freios a disco), criando um carro estável e muito agradável de dirigir rápido. |
![]() |
![]() |
A primeira reestilização, em
1982, deu-lhe faróis escamoteáveis. O motor No ano seguinte o carro era redesenhado, ganhava faróis escamoteáveis e aparecia em duas versões,
L-type e Performance, diferenciadas na aparência apenas -- pára-lamas, rodas e pneus mais largos e interior mais esportivo nesta última. O motor 2,8 vinha com duplo comando de válvulas e atingia 145 cv, deixando eufóricos seus entusiastas. Acelerava de 0 a 96 km/h em 8,6 s. Dois anos depois o câmbio automático
adotava controle eletrônico. |
![]() |
À esquerda o interior de
1982, já repleto de itens de conforto. O modelo 1987, à direita,
trazia motor turbo de 230 cv e teto targa |
![]() |
Com o Celica brigando entre os esportivos compactos, a Toyota havia decidido entrar no setor de supercarros, elevando o Supra -- no mercado americano, o mais importante para o tipo de veículo -- da classe do Camaro e Mustang para aquela do Corvette. Isso se refletia em desempenho elevado, mas também em preço crescente, o que limitaria as vendas.
Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright 2002 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |