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Projetado e fabricado em apenas 29 meses, o 12-ZIM foi a primeira limusine da GAZ para autoridades russas: seis lugares, 5,5 metros, motor de 3,5 litros

O ponto alto da GAZ, porém, foram as limusines feitas para autoridades soviéticas. A primeira encomenda, em maio de 1948, fixava um prazo de apenas 29 meses para o projeto e início da produção do sedã de seis lugares. A empresa cumpriu a ordem e, em 1950, apresentava o GAZ 12-ZIM, com a plataforma do conhecido Pobjeda, 5,5 metros de comprimento e o seis-cilindros de 3,5 litros e 90 cv do arcaico M-1. O estilo tipicamente americano, o requinte e a qualidade do 12-ZIM fizeram dele um sonho para os russos.

A versão perua do Chaika M-13: estilo inspirado nos Packards, motor V8 de 195 cv, máxima de 160 km/h. O sedã foi usado por agentes da KGB

A inspiração nos carros dos Estados Unidos permaneceu nas limusines das décadas de 60 e 70. O Chaika (gaivota, em russo) M-13 parecia um Packard e possuía um V8 de 5,5 litros e 195 cv, apto a 160 km/h. Utilizado pela agência KGB (Comitê pela Segurança do Estado), teve também versões conversível e perua. Seu sucessor, o Chaika M-14, media 6,1 metros, pesava 2.600 kg e chegava a 175 km/h com o V8. Foi usado por presidentes como Breznev, Andropov e Kruscev e personalidades como o astronauta Yuri Gagarin.

O primeiro Volga foi o M-21, de 1956: um sedã de motor 2,4-litros e com interessante sistema de lubrificação acionado a bordo

A GAZ também produzia modelos médios, mais acessíveis que as limusines, mas ainda impensáveis para a maioria dos russos. Seu uso mais comum era por oficiais do Partido Comunista. O sedã M-21 foi o primeiro a adotar o nome Volga, em 1956. Com linhas tradicionais -- e, novamente, americanizadas --, chegava a 130 km/h com seu motor 2,4-litros de 75 cv e trazia um curioso sistema de lubrificação das suspensões, acionado por um pedal pelo motorista. Opções posteriores foram a perua M-22, a transmissão automática e o motor V8.

O mais conhecido Volga é o M-24, de linhas mais européias. Um modelo mais recente, da década de 80, aparece na foto de abertura deste artigo

Seu sucessor foi o M-24, lançado em 1968, com linhas inspiradas nos Fords europeus e motor quatro-cilindros de 2,5 litros e 98 cv. Maior sucesso da história da GAZ, chegou a ser exportado para a Bélgica até 1992, com motor Peugeot a diesel. Como o M-21, teve variações conversível e perua, a M-24 Universal. Nos anos 80 recebeu motores mais potentes, como o V8 das limusines Chaika e até um Wankel de dois rotores e 210 cv, produzido pela Lada. Os Volgas de motor rotativo eram utilizados pela polícia da KGB, sendo fácil imaginar o que 210 cv faziam com o sedã de pneus diagonais e freios a tambor...

O mais moderno Volga é o sedã 3111, de linhas arredondadas e motor 2,5 16V. Tração integral é uma proposta para o futuro

A carroceria do M-24, reestilizada, resultou no Volga 3110, de 1997. O velho motor de 2,5 litros e 100 cv arrasta os 1.600 kg do sedã ou da perua de 0 a 100 km/h em mais de 20 s. Uma versão de 16 válvulas e 150 cv foi lançada mais tarde, mas sua robustez não é mais a mesma. Por outro lado, com preço similar ao de um médio Lada, é uma opção aos que precisam de espaço.

Depois de rudes jipes, a GAZ adere à moda dos utilitários esporte mais refinados com o Ataman II, apresentado em 2000

O Volga de projeto mais atual é o 3111, de linhas sinuosas e um tanto discutíveis. Tem motor 2,5 de 16 válvulas e tração traseira, havendo estudos de tração integral para o futuro. Na linha de utilitários, em 2000 foi apresentado o Ataman II (GAZ 3106), com o motor do 3111 e a opção de um 2,7 diesel.

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