Precursor francês Leve,
compacto e com tração dianteira, o Matra Rancho |
A Matra francesa era, desde a década de 50, uma famosa empresa especializada em pesquisas aeroespaciais. Mísseis eram um de seus produtos e, por sua qualidade e eficiência, era muito respeitada em seu segmento. No início dos anos 60 passava a fabricar carros com a ajuda de René Bonnet, um nome de destaque em carros esporte e de corridas. A pequena firma passava a se chamar Matra Sports. |
O carro esporte Djet, que
lembra o Renault Alpine (nosso Interlagos): primeiro produto da Matra
Sports |
Mais tarde, em março de 1977, a Matra tornava a inovar lançando um ancestral dos utilitários esporte
(SUVs) compactos atuais, como Toyota RAV4, Suzuki Grand Vitara e similares. O Matra Simca Rancho nasceu a partir do pequeno e simples furgão Simca 1100 VF2, sendo que este era derivado de um
hatch com opção de duas e quatro portas para uso urbano. A inspiração talvez tivesse vindo do
Range Rover, de 1970, mas este sempre teve
tração integral. |
Robusto na
aparência, mas menor e menos valente que outros utilitários da
época, o Rancho delineou um conceito muito comum hoje. Nunca teve
tração integral, mas enfrentava caminhos inacessíveis aos
automóveis |
De espírito jovem e aventureiro, chamou logo a atenção. Não chegava a ser um
Land Rover em capacidade fora-de-estrada, nem tinha a pretensão. Mas custava 20% a menos que este e tinha um visual agressivo, que já despertava admiradores. Acima da parte dianteira da capota havia um pequeno bagageiro e partir deste ponto o teto era mais alto. O modelo, de duas portas, media 4,32 metros de comprimento, 2,51 metros entre eixos e 1,74 de altura. Pesava 1.130 kg, leve para os padrões atuais. |
Ganchos de
reboque, guincho frontal e um banco adicional na traseira, em posição A suspensão era
independente nas quatro rodas, um requinte para o tipo de veículo. A dianteira
usava barras de torção longitudinais, e a traseira, transversais. Os pneus
eram 185/70-14. Atingia velocidade máxima de 145 km/h e de 0 a 100 km/h levava 15 segundos, mas isso não interessava muito ao comprador: este queria um carro para lazer, para freqüentar montanhas, passear longe dos centros urbanos e enfrentar terrenos mais difíceis do que poderia com um automóvel. Tinha suas limitações, mas com consciência delas se podia tirar muito proveito. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 10/12/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |