No Salão de Nova York, em 1964, era apresentado ao público o Sunbeam Tiger, nome em homenagem ao antigo carro de recordes. Já vinha com modificações na carroceria adotadas um ano antes no Alpine, em que a grade sofria ligeira alteração e a traseira estava mais moderna, com os rabos de peixe menos pronunciados e mais discretos.
Ficava mais bonito. |
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A exemplo do mítico Cobra, o
pequeno Sunbeam ganhou nova disposição com um V8 da Ford -- o 260,
de 4,3 litros e 164 cv, emprestado do Fairlane |
A empresa tinha muito interesse em vender mais carros no mercado americano, e colocando nele um motor
nativo a atração seria natural. No modelo exposto no salão, o capô
era propositalmente transparente e atraiu muitos olhares. Esse propulsor era o V8 do Ford Fairlane 260, de 4.261 cm3 e 164 cv a
4.400 rpm. Tanto o bloco quanto o cabeçote eram em ferro fundido e a alimentação era feita por dois carburadores duplos. Os mecânicos nunca elogiaram o acesso para manutenção, pois o motorzão ficava espremido na frente. Até o grande radiador de 13,7 litros ajudava a atrapalhar. |
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Quando vir
isto em seu retrovisor dê passagem, anunciava a publicidade. À
direita, o Por dentro era discreto e charmoso: volante de dois raios de madeira, o aro da buzina cromado, painel também de madeira com todos os instrumentos necessários e úteis à condução esportiva. A suspensão dianteira era independente, com molas helicoidais, e a traseira tinha eixo rígido e feixe de molas semi-elíticas. Os freios eram a disco na frente e tambor atrás. |
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Uma versão cupê era
disponível desde o Alpine. O Tiger venceu outros ralis europeus, como
o de Genebra em 1964 e o de Monte Carlo em 1965 |
No final de 1964, a Chrysler comprava o grupo Rootes e o futuro do Tiger passava a ser incerto, por causa da mecânica Ford. Mesmo assim, em dezembro de 1966 o motor 260 era substituído pelo do Mustang 289, de 4,75 litros. O Sunbeam passava a ter 200 cv e velocidade final de 200 km/h. Seis meses depois, porém, a produção era interrompida. Foram fabricados 7.100. Provavelmente a Chrysler não se interessou em montar nele um V8 Dodge ou Plymouth. |
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