Lançado com 75 cv, o Sprint
passava a 85 após dois anos, depois a 95 e a 105 cv, utilizando ainda
o motor boxer de 1,5 litro |
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Seu motor tinha 1,3 litro e 75 cv, sendo logo adotado no sedã 1300 ti. Permitia acelerar de 0 a 100 em bons 12 segundos e chegar a 165 km/h. Desde então, a potência cresceu a passos firmes. Novo aumento de cilindrada chegava em 1978, para 1,5 litro, levando o pequeno
boxer a 85 cv (para 170 km/h), ainda com carburador único. O ti adotava spoilers dianteiro e traseiro em preto, para um ar mais agressivo, na chamada série 2. |
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Os
preparados: o Wainer Bimotore (à esquerda), com um segundo 1,2-litro
na traseira e No mesmo ano aparecia a opção de cinco portas (em que o banco traseiro rebatível trazia versatilidade), com pára-choques plásticos envolventes e faróis retangulares, permanecendo os quatro redondos no
ti. Oferecia os conhecidos motores de 1,2, 1,35 e 1,5 litro. No final de sua produção, o
quatro-portas recebeu uma preparação no motor de maior cilindrada, com cabeçotes e comandos de válvulas especiais, chegando a 105 cv e 13,6 m.kgf de torque, opção também oferecida no Sprint. |
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Em 1983 o Alfasud
quatro-portas saía de produção, mas o Sprint (ao lado) permanecia
-- e ainda ganharia potência nos seis anos seguintes |
O italiano Gian Franco Mantovani Wainer criou o Alfasud Turbowainer, ao colocar um turbocompressor em um
ti, chegando a 130 cv. Ainda mais ousado, o Wainer Bimotore trazia na parte traseira um segundo motor de 1,2 litro e 79 cv, somando 158 cv... Acelerava de 0 a 100 em 8,2 segundos e alcançava 215 km/h -- com tração nas quatro rodas, já que cada motor acionava um eixo. O preparador via nele o Alfa ideal para competir na Targa Florio e no Rali Safári da África. |
Ao lado e na abertura deste
artigo, o Sprint Quadrifoglio Verde: motor de 1,7 litro e 118 cv,
emprestado de seu sucessor -- o Alfa 33 --, assim como os freios
convencionais e outros componentes |
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Para economia de escala, muitos componentes do 33 passaram a ser usados no Sprint em 1985, como os freios dianteiros convencionais e traseiros a tambor (estes utilizados para estacionamento), com opção de sistema antitravamento (ABS). A linha teve também, entre 1975 e 1981, uma perua de três portas, a Giardinetta. De aparência um tanto infeliz -- a traseira truncada destoava da frente --, oferecia motores 1,2 e 1,35 e um bom porta-malas, de 400 a 1.300 litros. |
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