O tigre britânico Ao
trocar um quatro-cilindros por um V8, o Sunbeam |
Os ingleses sempre gostaram de felinos. Tinham na Jaguar seu orgulho de luxo e esportividade. Mas
a marca não era a de único brilho no Reino Unido da Grã-Bretanha. A Sunbeam nasceu no final do século XIX com a fabricação de bicicletas. Em 1901 começava a fabricar carros com motores monocilíndricos. Anos depois, em 1923, com mudanças significativas e diversificação nos produtos, um de seus automóveis vencia o Grande Prêmio da França, superando
os supostamente invencíveis italianos e franceses. |
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O comportado Alpine: quatro
metros, uma tonelada de peso, motor de 1,7 litro, 100 cv de potência |
Nos anos 50 a marca obteve varias vitórias na Copa dos Alpes, realizada em estradas na Suíça, Itália e França. A Sunbeam se destacava em várias modalidades do automobilismo. Em 1955, o grupo STD
(Sunbeam-Talbot Ltd) era adquirido pelo grupo Rootes, que três anos mais tarde trabalhava no projeto de um pequeno esportivo, para fazer concorrência ao MG A e ao Triumph TR3 --
roadsters de sucesso na Inglaterra e fora dela. |
A fórmula do
conversível inglês, de linhas atraentes e condução descontraída,
estava prestes a se transformar com a encomenda de um motor V8 a
Carroll Shelby |
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O motor de quatro cilindros em linha, 1.725 cm3 e 100 cv a 5.500 rpm era alimentado por dois carburadores Zenith de corpo duplo, em posição invertida. Sua tração era traseira e a caixa tinha quatro marchas, sendo que a terceira e a quarta possuíam
overdrive elétrico. A velocidade máxima era de 160 km/h, um pouco abaixo dos concorrentes. O modelo cupê, com ou sem capota destacável, também muito interessante, aparecia em 1961. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 17/12/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |