O caçula da Alfa
Rejeitado pelo baixo desempenho e pela tração dianteira, |
A Anonima Lombarda Fabbrica di Automobili ou ALFA, fundada em 1910 e que se tornaria Alfa Romeo ao ser adquirida,
cinco anos depois, por Nicola Romeo, fez sua fama construindo -- e não raro
colocando nas pistas -- sedãs, cupês e spiders de tração traseira, quase sempre de estilo atraente e alto desempenho. Assim, não foi com exato entusiasmo que os "alfistas" conheceram, no Salão de Turim em novembro de 1971, o Alfasud. |
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Tração
dianteira, quatro portas, estilo simples, motor de 1,2 litro e 63 cv
e, ainda, Era um médio-pequeno (2,45 metros entre eixos, 3,89 de comprimento) de dois volumes, quatro portas (pequena tampa de porta-malas, como no Passat brasileiro) e... tração dianteira. Ainda por cima, o pequeno motor de 1,2 litro, com um só comando de válvulas por cabeçote, desenvolvia apenas 63 cv de potência e 8,3 m.kgf de torque, levando 15 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. E sua fabricação era na nova unidade em Pomigliano d'Arco, no sul da Itália --
sud em italiano, daí a denominação --, por incentivos do governo para conter a concentração populacional no norte do país. |
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Com a versão ti, de
1973, o Alfasud começava a ganhar esportividade: cinco marchas, duas
portas, os quatro faróis redondos típicos da marca. O comportamento
dinâmico era um destaque |
A suspensão dianteira era McPherson, e a traseira, de eixo rígido posicionado por articulações Watts. Tinha freios a disco nas quatro rodas (os dianteiros
inboard ou internos, próximos ao diferencial, sendo responsáveis também pelo freio de estacionamento; não havia servofreio, porém, dado o reduzido peso de 830 kg), direção por pinhão e cremalheira e baixo
centro de gravidade, para o que concorria o motor de quatro cilindros
opostos. Como opção aos estreitos pneus 145/80-13 havia os 165/70-13. |
O Sprint, em 1976, um passo
decisivo: três portas e motor de 1,3 litro, cuja
potência cresceria rapidamente |
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Mas o melhor da festa viria em 1976: o Sprint, um
hatchback de três portas, também de Giugiaro e pouco mais longo (4,01 metros, mantendo o entreeixos). O nome fora empregado pela primeira vez em 1951, no 1900 C, e tem tanto carisma no mundo Alfa que ainda deve retornar em um cupê derivado do atual 147
(leia segredo). As linhas lembravam as do
Alfetta GTV. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 7/1/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |