Best Cars Web Site Páginas da História



Acima, o painel com mensagens em quatro idiomas; à esquerda, o primeiro utilizado (em cima) e o último

A chamada Série 2 só começou a ser produzida, de fato, em abril de 1978, o atraso devendo-se à complexa afinação de toda a eletrônica. Ainda assim, até o final de 1979 a fabricação foi mínima. No mercado americano ingressou em 1982, com os indispensáveis pára-choques resistentes a impactos. No ano seguinte ganhava rodas BBS (mantendo o aro de 15 pol), spoilers e bancos redesenhados.

No final de 1983 era mostrada uma versão com dois televisores, para os ocupantes da frente e de trás. A empresa inglesa Tickord criou também uma limusine, no ano seguinte, com 25 cm a mais entre eixos e teto mais alto. Em 1985 a lista de espera, que havia chegado a três anos e meio algum tempo antes, baixava para um ano, graças ao aumento da escala de produção. A injeção eletrônica de combustível Weber/Marelli, adotada em janeiro desse ano, tornava o Lagonda mais potente -- 300 cv, embora apenas 240 nos EUA, pelos sistemas antipoluentes -- e a velocidade máxima chegava a 240 km/h.

A Série 4 era reestilizada, perdendo os faróis escamoteáveis, mas permanecia com linhas retas e não muito harmoniosas

Estes modelos são considerados da Série 3, embora iguais aos da anterior externamente, e traziam painel diferenciado: em vez dos LEDs, os primeiros carros tinham instrumentos por tubos de raios catódicos, e os posteriores, por sistema fluorescente (similar ao de alguns Chevrolets brasileiros). Como se vê, um painel convencional nunca equipou o Lagonda.

O segundo painel incorporava um sistema de comunicação com mensagens escritas e por voz em inglês, francês, alemão e árabe -- os "reis do petróleo" do Oriente Médio sempre foram bons clientes desse Aston Martin, comprando 30% da produção. Já em março de 1987 chegava a Série 4, desta vez com uma reestilização para tornar seu estilo mais leve. O mesmo William Towns adotava seis faróis retangulares, abandonando os escamoteáveis, sem deixar o padrão das linhas retas. As rodas de 16 pol usavam pneus 225/60.

A suíça Ross Engineering fez esta perua, a Shooting Brake, a partir do Lagonda. O resultado estético fala por si...

Em janeiro de 1990 o último de apenas 645 Lagondas (652 se incluída a Série 1, de desenho distinto) era produzido. Não faltaram adaptações curiosas, como um duas-portas realizado na própria fábrica e uma perua -- a Shooting Brake --, concebida na Suíça pela Ross Engineering. Desde então seus admiradores aguardam um novo sedã da marca britânica, que os deixou com água na boca em 1993, com o carro-conceito Lagonda Vignale, mas nunca o pôs em produção.

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados