O luxo com assinatura bávara Antecessor
da Série 7, o BMW E3 conquistou europeus |
No final da década de 60, a BMW -- Bayerische Motoren Werke ou fábrica de motores bávara -- começava a se recuperar de uma grave crise financeira. O minicarro
Isetta a havia salvo da falência e a série de sedãs pequenos
New Class era um sucesso. Era o momento de reinvestir no segmento de luxo, em que os desajeitados 501 e 502 estavam há muito superados. Em 1968 chegava o 2500, primeiro membro de uma linha identificada como E3. |
A linha E3 começou com o 2500
e o 2800, ambos com o novo motor de seis cilindros em linha. A
combinação dessas versões originou o Bavaria, modelo de
exportação para os Estados Unidos, ao lado |
O 2500 marcou o primeiro uso do legendário motor de seis cilindros em linha, que viveria até a década de 90. Por
causa dele a série ficaria também conhecida como New Six, ou novo seis. Fora desenhado por Alex von Falkenhausen, responsável pelas competições da marca antes da guerra e autor também do quatro-cilindros da
New Class. Seu funcionamento suave e silencioso, mas com um agradável ronco pelo escapamento, logo arrancou elogios da imprensa como um dos melhores seis-cilindros de seu tempo. |
No anúncio
do Bavaria, à esquerda, o trocadilho Wundercar!, indicando
um carro No mesmo ano surgia o 2800, em que o motor de seis cilindros passava a 2.788 cm3 (86 x 80 mm). Além da potência, que crescia para 170 cv, ganhava em conforto e segurança: revestimento dos bancos em couro de série, desembaçador do vidro traseiro, diferencial
autobloqueante, suspensão posterior com nivelamento automático de altura -- sistema denominado Boge Nivomat, que saía de oferta já em 1971 -- e estabilizador. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 11/2/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |