As distinções ocorriam também no interior, claramente básico no conversível e um pouco mais luxuoso no cupê, incluindo simulações de madeira e sete módulos circulares de instrumentos distribuídos por uma faixa horizontal (no Spider eram seis mostradores agrupados em um painel compacto). O volante de três raios metálicos, o console alto e largo e a alavanca de câmbio elevada, bem à mão, eram elementos esportivos que dotavam os dois modelos. |
O Dino cupê era desenhado e
produzido pelo estúdio Bertone. Além de mais longo, tinha formas
mais retas e interior mais luxuoso |
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O motor fornecido pela Ferrari era um compacto V6 a 65° com duplo comando de válvulas por cabeçote -- o primeiro com quatro comandos na Fiat -- e três carburadores Weber duplos. De início tinha bloco de alumínio, 1.987 cm3 de cilindrada, 160 cv de potência a 7.200 rpm e torque máximo de 16,6 m.kgf a 6.000 rpm. Em 1969 passava a vir com bloco de ferro fundido (mais resistente) e 2.418
cm3, como no Dino 246 GT. |
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No interior
do cupê de 2,4 litros, volante esportivo e apliques simulando
madeira; Junto do motor mais potente vinha uma suspensão traseira independente emprestada do Fiat 130, com braço semi-arrastado e molas helicoidais, em vez do antiquado eixo rígido e feixe de molas semi-elíticas (que inclusive usava dois amortecedores por lado, abandonados na nova configuração). A dianteira permanecia independente com braços sobrepostos e também molas helicoidais. |
O
carro-conceito Dino Aerodinamica: além desse projeto um tanto ousado,
Pininfarina propôs dois cupês a partir do Spider, rejeitados pela
Fiat |
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O Dino saiu de produção em 1972, com um total aproximado de 7.600 unidades, a maioria cupês (6.000) e com motor 2,0-litros (62% entre as duas carrocerias). Hoje são carros raros e apreciados pelos colecionadores. Aliás, a proposta de um F-2 da Ferrari com o tal motor V6
não teve grande êxito -- e teria caído em completo esquecimento, não fossem os carros esporte da grande e popular fábrica italiana que o aceleraram nas ruas e estradas. |
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