O ataque do felino italiano Mais famoso De
Tomaso, o Pantera durou pouco nos |
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Alejandro De Tomaso nasceu
em Buenos Aires em 1928. Seu pai era um influente político e sua mãe pertencia a uma das mais tradicionais famílias hispânicas que controlavam a agricultura argentina. Conta-se, aliás, que o símbolo da empresa que ele fundaria era o mesmo com que marcava os cavalos de sua criação, sendo as cores as da bandeira do país. |
O primeiro
modelo de rua da De Tomaso foi o Vallelunga, apresentado como conceito
no Salão de Turim de 1963 e produzido em uma série de apenas 56
unidades |
Em 1963 era apresentado no Salão de Turim o modelo de rua Vallelunga, do qual 56 seriam construídos. Três anos depois aparecia o
Mangusta, fruto de uma parceria com Giorgio Giugiaro que resultaria, em 1967, na compra do estúdio Ghia -- onde o promissor projetista começara em 1965 -- por De Tomaso. O sucesso desse modelo despertou o interesse da Ford, que lhe fornecia os motores, em especial do então executivo-chefe, o carismático Lee Iacocca, levando-a a adquirir 80% das ações da empresa. |
O primeiro
Pantera surgia em 1970, para concorrer com o Corvette no mercado
americano e movimentar as concessionárias da divisão Lincoln-Mercury
da Ford |
Desenhado pelo americano Tom Tjaarda -- que vinha da Ghia, mas trabalhara por quatro anos na Pininfarina, onde desenhara o Ferrari 365 California --, o Pantera seguia as tendências de estilo de seu tempo: linhas retas, faróis escamoteáveis, frente longa, traseira curta, pequena área envidraçada. O vidro traseiro, pequeno e vertical, não acompanhava a silhueta alongada das laterais.
Continua |
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