Outro protótipo de carro esporte era criado em 1951: o ZIS 112, um conversível de três lugares, seis metros de comprimento e linhas inspiradas no
Buick Le Sabre do mesmo ano. Com motor V8 de 6,0 litros e dois carburadores (mais tarde quatro), tinha 182 cv e máxima de 204 km/h. Para uso em competições locais, o carro teve o comprimento e o peso reduzidos -- de início eram 2.450 kg! --, perdeu o teto rígido e passou a 192 cv. |
O protótipo ZIS 112: três
lugares, estilo inspirado no Buick LeSabre, motor V8 de 6,0 litros e
quase 2,5 toneladas |
Em 1956, com a morte de Stalin, ocorria nova mudança de nome: passava a ZIL, Zavod Imeni Lihacheva, fábrica de Lihachev, nome do diretor da empresa. Três anos depois vinha o primeiro modelo da nova
fase: o ZIL 111, novamente copiado de carros americanos, com sete lugares, 6,14 metros de comprimento e motor V8 de 6,0 litros e 200 cv. |
A morte de Stalin levou à
mudança da sigla ZIS para ZIL; o modelo 111, ao lado, tinha motor V8
de 200 cv e linhas de inspiração americana |
Seguindo a evolução das tendências nos EUA, as limusines russas também ganhavam linhas retas nos modelos 114, 115 e 117, lançados entre 1967 e 1971. Com versões de cinco e sete lugares, utilizavam um V8 de 7,0 litros e quase 300 cv e ficaram em produção até 1985. Foram responsáveis por novidades na marca, como freios a disco, ignição eletrônica e trava central das portas. O 117 tinha entreeixos "curto", de 3,3 metros, e opção de capota removível. |
O atual ZIL 4104.7: sete
lugares, 7,7 litros, 311 cv, 3,5 toneladas e ainda alimentado por
carburador |
Um novo modelo, o 4102, chegou a ser desenvolvido em 1988 mas não foi adiante, pelo corte de receita pelo governo. A ZIL acabou mantendo em linha o
4104.1 e o 4104.7, que ainda hoje utilizam carburadores no enorme
motor de 7,7 litros e 311 cv, pesam 3.160 e 3.550 kg, na ordem, rodam
menos de 5 km/l de gasolina e conservam as formas retilíneas de quase 20 anos atrás. |
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