O pioneiro no rotativo Famosa
pelo RX-7, a Mazda teve seu primeiro uso |
Para entender a insistência da japonesa Mazda no
motor rotativo Wankel -- é há anos a única marca interessada em seu desenvolvimento e acaba de lançar com ele um novo carro esporte, o
RX-8 -- é preciso conhecer os primeiros passos dessa tecnologia dentro da empresa. |
Apesar da desproporção entre
o entreeixos reduzido e as longas frente e traseira, o Cosmo Sport era
atraente para seu tempo e tinha até um ar futurista |
Apesar dos obstáculos, a Mazda foi em frente. Em dezembro de 1962 iniciava o projeto de um carro esporte que seria
seu primeiro modelo a utilizar o Wankel: o Cosmo Sport. Já em outubro seguinte, no Salão de Tóquio, era apresentado um carro-conceito com sua essência: o projeto L402A. |
O interior:
dois lugares, painel de instrumentos completo e o volante de três
raios, com aro de madeira, comum aos carros esporte da época |
Suas linhas eram atraentes, embora um tanto estranhas pela desproporção entre a compacta cabine,
com entreeixos curto, e as longas frente e traseira. Os faróis redondos em alojamentos carenados, a ampla tomada de ar sob o pára-choque dianteiro e as saídas de ar nos pára-lamas eram comuns em carros esporte daquele tempo, enquanto a traseira tinha linhas originais. O interior exibia certo requinte e um painel completo (incluindo conta-giros, manômetro de óleo e voltímetro) com estilo de inspiração aeronáutica.
Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 1/4/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |