A entrada na modernidade
Elegante e confiável, o
Peugeot 403 teve uma grande |
A empresa francesa
Peugeot Automobiles S.A. fabrica automóveis desde o início do século 20.
Após a Segunda Guerra Mundial, o modelo 203 estava antiquado e precisava
ser substituído. Em 1951 nascia o projeto do novo carro -- e também de
uma parceria vitoriosa, que se estende até os dias de hoje, com a famosa
empresa italiana Pininfarina, projetista de carrocerias de diversas
marcas em todo o mundo. |
Primeiro Peugeot desenhado pelo estúdio italiano, o 403 surgia no Salão de Paris de 1955 com linhas discretas e de bom gosto e motor 1,3 de 54 cv |
Na frente sua grade era
oblonga com contornos cromados e um friso central que a cortava como
um bigode. Era ladeada por dois faróis circulares e, abaixo destes, as
luzes de posição. Visto de lado, tanto a frente quanto a traseira
tinham linhas elegantes, equilibradas e ligeiramente curvas. Na coluna
central, "bananinhas" para sinalizar a direção. Atrás, pequenas
lanternas oblongas, dispostos verticalmente, sendo que a do lado
direito ocultava o bocal para abastecimento de combustível. Como
opcional eram oferecidos o teto solar e a carroceria em duas cores, no
estilo "saia e blusa". |
O estilo não mudou durante sua produção, mas este modelo 1959 já oferecia motor de 1,5 litro e embreagem automática, entre outras evoluções |
A caixa de câmbio tinha
quatro marchas, todas sincronizadas, e a
alavanca de câmbio ficava na coluna. A tração era traseira. A
suspensão dianteira era independente, com feixes de molas
transversais, e a traseira com eixo rígido, molas helicoidais e barra
Panhard. Longe de ser um esportivo, o 403 era estável. Usava pneus na
medida 155 x 380 (14,9 pol), que poderiam ter faixas brancas. Os
freios eram a tambor. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 13/5/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |