Uma andorinha que fez verão
O sedã médio Aronde teve
importante participação no |
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Um
objetivo comum a diversos fabricantes é ter uma gama completa para
oferecer aos clientes e para enfrentar a concorrência. No início da
década de 1950, a francesa Simca contava com produtos desenvolvidos logo
após a Segunda Guerra Mundial, como a maioria das empresas européias.
Estava com automóveis antiquados e precisava mostrar novos modelos para
se reerguer. Foi assim que, em outubro de 1951, no Salão de Paris,
apresentou o Aronde. |
O primeiro Aronde ou Simca 9 (ao lado e acima) seguia o padrão de linhas arredondadas, comum à época, e usava um motor de 1,2 litro e 45 cv |
O
automóvel tinha linhas bem arredondadas, seguindo uma tendência
mundial da época. Era um sedã de quatro portas e três volumes com dois
faróis circulares e grade com cromados, de desenho bem peculiar —
parecia um bigode de bandoleiro. Seguia a linha ponton, adotada
por alemães e americanos e que rendeu esse apelido à linha
180/190 da Mercedes-Benz. De lado tinha
vincos definidos, sem frisos, e atrás lanternas e protetor de placa
bem salientes. Suas linhas eram adequadas e pouco ousadas. Théodore
Pigozzi era um entusiasta da indústria automobilística e amava sua
linha de montagem, mas era um homem prudente e clássico. |
As mudanças de estilo em 1954 eram discretas, como os "bigodes" da frente em forma de arco e os novos pára-choques |
O motor de quatro cilindros, refrigerado a água, tinha comando de válvulas no bloco, cilindrada de 1.221 cm³ e alimentação por um carburador de corpo simples, para desenvolver a potência de 45 cv a 4.500 rpm e o torque máximo de 8,5 m.kgf a 2.600 rpm. Para ir de 0 a 100 km/h o carro levava 28 segundos e a velocidade final era de 120 km/h, um desempenho razoável para sua categoria e época, considerando o peso de 980 kg. Sua tração era traseira e câmbio tinha quatro marchas. A suspensão dianteira independente usava molas helicoidais; a traseira tinha eixo rígido e feixes de molas semi-elíticas. Com estabilidade coerente com a proposta, os quatro freios eram a tambor e os pneus tinham a medida 5,50-15. Continua |
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