|
Um italiano de nome americano
Para lembrar suas vitórias
na 500 Milhas, a Maserati |
Em 1968, ao ser adquirida
pela Citroën para tentar se recuperar de um período de dificuldades
financeiras, a marca italiana fundada em 1926 pelos irmãos Alfieri,
Ettore, Bindo e Ernesto Maserati tinha em linha cinco modelos: o Sebring
e o Mistral, com motores de seis cilindros em versões de 3,5, 3,7 e 4,0
litros; o Quattroporte, o Mexico e o
Ghibli, com os V8 de 4,2 e 4,7 litros. |
Para
acomodar quatro pessoas, o estilo do Indy não era tão elegante quanto
o Em março do ano
seguinte, no Salão de Genebra, era lançado o Indy, nome que lembrava
as vitórias da Maserati -- única marca italiana a fazê-lo, ao lado da
Dallara -- na lendária 500 Milhas de Indianápolis em 1939 e 1940. O
estilo da carroceria, que passava a ser do tipo
monobloco, não tinha a suavidade do
Ghibli, pela necessidade de acomodar dois adultos no banco traseiro,
mas era moderno e atraente, sobretudo pela dianteira. |
O interior de um Indy com volante à direita: volante de madeira, revestimentos de couro e painel que simulava um segundo quadro de instrumentos diante do passageiro |
No interior luxuoso, com revestimento dos bancos em couro, aro do volante (um Nardi de três raios, como manda a tradição) e pomo do câmbio em madeira, o destaque era o painel simétrico, que simulava haver outro quadro de instrumentos diante do passageiro. Ali ficavam apenas o relógio e o logotipo Maserati, enquanto sete mostradores estavam à frente do motorista. O console alto e largo deixava a alavanca de câmbio próxima ao volante, como apreciam os italianos. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 20/5/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |