Una Cadillac molto bella |
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Para agradar aos endinheirados dos anos 80 a Cadillac criou o Allanté, um americano com tempero italiano |
Ele deveria ter-se
chamado Callisto. A idéia era construir um modelo esportivo e de luxo,
nos moldes dos Mercedes-Benz SL e
Jaguar XJ-S. A
Cadillac, divisão de luxo da General Motors, precisava de um produto que
recuperasse seu prestígio dos anos 60. Para dar um toque de classe, a
carroceria teria a assinatura de ninguém menos que Sergio Pininfarina.
Assim, em 1983, começava o projeto do Allanté. |
Bem mais atraente sem a capota, mas também sofisticado com ela, o estilo do Allanté recorria à assinatura de Pininfarina, famoso pelo desenho de inúmeros Ferraris |
O Allanté se distinguia
por suas linhas fluidas, de uma elegância simples e discreta. Também
eram marcantes suas semelhanças com a geração de 1992 do Seville, no
perfil do teto e nas grandes lanternas traseiras. Aliás, uma marca do
Allanté eram as lanternas com parte da lente em branco, escondendo as
lâmpadas vermelhas. Outro detalhe curioso era o emblema traseiro que
funcionava como luz suplementar de freio. |
O painel de um Allanté 1988: instrumentos digitais e muitos itens de conforto para competir com esportivos de alta estirpe, como Mercedes SL e Jaguar XJ-S |
O problema apareceria
junto com as primeiras impressões, refletindo-se em vendas minguadas,
3.363 do primeiro ano. A primeira fornada do Allanté, entre 1987 e
1988, tinha tração dianteira e caixa automática de quatro marchas. Era
montado num chassi encurtado do cupê Eldorado e tinha um motor V8 de
4,1 litros, 170 cv e torque de 32,5 m.kgf a 3.200 rpm. Para um carro
desse porte e preço, deixava a desejar. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 10/6/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |