Das
máquinas de costura A
alemã NSU produziu motos, um alegre conversível e |
|
Fundada em 1873, a NSU (Neckarsulm Strickmaschinen Union, fábrica de máquinas de costura de Neckarsulm, na Alemanha) começou a produzir motocicletas em 1901, um modelo de 1,5 cv de potência. Nove anos depois já estabelecia um recorde de velocidade de costa a costa dos Estados Unidos. Chegaria à liderança dessa indústria em 1955, mesmo ano em que um modelo Sportmax 250 foi a única moto de série a vencer um campeonato de velocidade. |
Em 1910 a
NSU estabelecia recorde de velocidade sobre duas rodas (esquerda); a Fabricou automóveis e caminhões de 1905 até a década de 20, mas só voltaria a estes veículos nos anos 50. Em 1951, pela recomendação do diretor de competição da marca, Walter Froede, a NSU iniciou contato com o Dr. Felix Wankel, criador do motor rotativo que leva seu sobrenome
(saiba mais sobre esta tecnologia). |
Em 1955 a marca alemã liderou o mercado mundial de motocicletas; o modelo Sportmax 250, ao lado, foi o único de série a vencer um campeonato de velocidade |
Os testes começaram em janeiro de 1957, mas Wankel não foi convidado à apresentação do motor, em
1°. de fevereiro, por causa de conflitos com a diretoria da NSU. O DKM 54 ainda usava combustível baseado em metanol, passando a gasolina em abril do mesmo ano. A potência era de 15 cv a 9.000 rpm, mas o motor funcionou por duas horas com 21 cv e, em junho de 1958, resistiu a um teste de 100 horas. Froede decidiu inverter o desenho do motor, criando o sistema KKM, que logo dominaria as pesquisas. Wankel não gostou da proposta, pois resultava em maior vibração e problemas de vedação, mas reconheceu uma vantagem -- não se precisava desmontar o motor para trocar as velas. |
O pequeno Prinz, de 1958, marcou o retorno da NSU ao mercado de automóveis No fim dos anos 50, os automóveis estavam mais acessíveis na Europa e a NSU voltou a esse mercado com um modelo de dois cilindros convencionais. O primeiro teste com um carro de motor Wankel ocorreu em 1960 e, no mesmo ano, foi apresentada uma versão preliminar do Spider, derivado do modelo Sport Prinz. O discurso de Wankel convenceu até os mais céticos sobre a viabilidade do motor rotativo. Continua |
Clássicos - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |