Compromisso com a monarquia
Divisão de luxo da Jaguar, a Daimler teve na limusine |
Uma das mais antigas
fábricas de automóveis do mundo nasceu na Grã-Bretanha. Em 1893, F. R.
Simms conseguia, sob licença, o desenvolvimento das idéias do genial
alemão Gottlieb Daimler. Nascia a Daimler Motor Syndicate. Três anos
depois começava a importação dos motores e, em 1898, o sr. Daimler saía
da sociedade e o grupo inglês Lawson assumia. |
![]() |
O desenho do DS 420 não era moderno, mantendo os elementos clássicos do Jaguar Mark X 420. Mas sua elegância e os 5,7 metros de comprimento da versão mais longa não passavam despercebidos |
Anos depois, em 1961, a
famosa fábrica britânica de carros de prestigio Jaguar comprava a
Daimler, que estava debilitada financeiramente também por causa da
Segunda Guerra Mundial. A marca seria a divisão da Jaguar de
automóveis mais sofisticados. Na época, o produto de maior prestigio
da Daimler era o modelo Majestic Major, um tanto já envelhecido. Na
versão saloon (sedã) ou limusine, possuía motor V8 de 4.560 cm³
que desenvolvia 220 cv. Na opção mais sofisticada, media 5,74 metros
de comprimento e pesava 2.017 kg. Com este porte, sua velocidade
máxima de 175 km/h era satisfatória. |
No interior, espaço para sete pessoas -- incluindo os pequenos bancos dos seguranças -- e revestimento sofisticado, com farto uso de madeira-de-lei |
![]() |
O novo e imponente automóvel tinha linhas clássicas e bonitas. Misturava traços retos e angulosos, mas não era nem um pouco moderno. Com os mesmos 5,74 metros de comprimento do Majestic, não passava despercebido. Sua carroceria era fabricada pela afamada Vanden Plas, fundada em 1923, sob orientação da Hooper. Tinha três volumes, quatro portas e o destaque ficava por conta do desenho da tampa do porta-malas, que mais tarde inspiraria o Cadillac Seville de 1980. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 23/3/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |