O Thunderbird germânico

A Auto Union inspirou-se no Ford americano ao desenhar
o cupê e o conversível 1000 Sp, que não tiveram êxito

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A DKW surgiu na Alemanha em 1916, quando o engenheiro dinamarquês Jörgen Skafte Rasmussen começou a fabricar um pequeno veículo de propulsão a vapor. Três anos depois era feito o primeiro motor a combustão, de apenas 0,25 cv, seguido por outro para uso em bicicletas. Em 1928, já líder mundial na produção de motos, a empresa ingressava no ramo automobilístico. Na década seguinte associava-se as marcas Audi, Horch e Wanderer para compor a Auto Union AG (sociedade anônima em alemão), com o famoso logotipo das quatro argolas hoje usado pela Audi.

Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, todas as instalações fabris do grupo ficaram na zona de ocupação soviética. A DKW foi a única das quatro marcas a ressurgir logo, graças ao empenho de um pequeno grupo financeiro, que constituiu a nova Auto Union GmbH (limitada em alemão) na cidade de Ingolstadt. A empresa então voltava a fabricar motos e automóveis.

Do pára-brisa envolvente às aletas nos pára-lamas traseiros, o 1000 Sp não escondia sua semelhança com o T-Bird, mas era bem menor e mais modesto em desempenho

Em busca de uma nova identidade para atuar em outra faixa de mercado, mas enfrentando sérias limitações de orçamento, optou por desenhar uma bela carroceria sobre a mecânica conhecida de seus sedãs. Em 1956 seu diretor William Werner, um americano, ordenava aos projetistas que criassem um carro esporte. A cultura dos Estados Unidos chegava à Europa, através da música e do cinema, e era natural que alguns modelos se inspirassem naquele tempo de prosperidade para a América. Assim nascia, no Salão de Frankfurt de 1957, o Auto Union 1000 Sp (Sport).

Havia no cupê, desenhado por Josef Dienst, claras semelhanças com modelos americanos como o Ford Thunderbird, lançado dois anos antes: grade baixa e longa, luzes de direção dianteiras e lanternas traseiras em forma de ogiva, pára-brisa e vidro traseiro envolventes, pára-lamas posteriores encobrindo parte dos pneus e, sobretudo, aletas nesses pára-lamas. A Auto Union não foi a única a usar os EUA como modelo de estilo, ocorrendo o mesmo com o Peugeot 404, entre outros.

A marca DKW dava lugar no modelo à Auto Union, a fim de criar nova imagem para os modelos superiores da empresa. O logotipo das quatro argolas é usado hoje pela Audi

Alguns chamam o 1000 Sp de baby T-Bird, ou T-Bird bebê, por suas dimensões bem menores que as do cupê da Ford: 4,18 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,32 m de altura, 2,35 m entre eixos e apenas 980 kg de peso. A carroceria era construída em Stuttgart, pela Baur, e montada na própria Auto Union em Ingolstadt. O interior repetia muitos elementos dos sedãs DKW, como os instrumentos, a alavanca de câmbio na coluna de direção e o grande volante (agora sem o achatado na parte inferior), cujos raios pareciam simbolizar um sorriso. Continua

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Data de publicação: 6/4/04

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