O Thunderbird germânico
A Auto Union inspirou-se no Ford
americano ao desenhar |
A DKW surgiu na Alemanha
em 1916, quando o engenheiro dinamarquês Jörgen Skafte Rasmussen começou
a fabricar um pequeno veículo de propulsão a vapor. Três anos depois era
feito o primeiro motor a combustão, de apenas 0,25 cv, seguido por outro
para uso em bicicletas. Em 1928, já líder mundial na produção de motos,
a empresa ingressava no ramo automobilístico. Na década seguinte
associava-se as marcas Audi, Horch e Wanderer para compor a Auto Union
AG (sociedade anônima em alemão),
com o famoso logotipo das quatro argolas hoje usado pela Audi. |
Do pára-brisa envolvente às aletas nos pára-lamas traseiros, o 1000 Sp não escondia sua semelhança com o T-Bird, mas era bem menor e mais modesto em desempenho |
Em busca de uma nova
identidade para atuar em outra faixa de mercado, mas
enfrentando sérias limitações de orçamento, optou por desenhar uma
bela carroceria sobre a mecânica conhecida de seus sedãs. Em 1956 seu
diretor William Werner, um americano, ordenava aos projetistas que
criassem um carro esporte. A cultura dos Estados Unidos chegava à
Europa, através da música e do cinema, e era natural que alguns
modelos se inspirassem naquele tempo de prosperidade para a América.
Assim nascia, no Salão de Frankfurt de 1957, o Auto Union 1000 Sp (Sport). |
A marca DKW dava lugar no modelo à Auto Union, a fim de criar nova imagem para os modelos superiores da empresa. O logotipo das quatro argolas é usado hoje pela Audi |
Alguns chamam o 1000 Sp de baby T-Bird, ou T-Bird bebê, por suas dimensões bem menores que as do cupê da Ford: 4,18 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,32 m de altura, 2,35 m entre eixos e apenas 980 kg de peso. A carroceria era construída em Stuttgart, pela Baur, e montada na própria Auto Union em Ingolstadt. O interior repetia muitos elementos dos sedãs DKW, como os instrumentos, a alavanca de câmbio na coluna de direção e o grande volante (agora sem o achatado na parte inferior), cujos raios pareciam simbolizar um sorriso. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 6/4/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |