Mademoiselle Ford
O Vedette tentou adaptar a
receita da marca ao paladar |
Uma das figuras mais
famosas da França, mais precisamente de Paris, é a vedete de casas de
espetáculo e cabarés, como a Moulin Rouge. Do corpo de dançarinas e
coristas de um show, a vedete é a moça que atua com destaque na
apresentação. Sempre com um belo par de pernas de fora, ela virou
sinônimo de sensualidade, ousadia e diversão. Esse tipo de artista
também marcaria bastante a cultura brasileira no chamado teatro de
revista ou teatro rebolado. |
O modelo 1951 do Vedette, ao lado, já trazia reforços no chassi para aumentar sua robustez. Acima o de 1954, já com carroceria de três volumes em vez da fastback |
A primeira vez que um
Ford rodou em território francês foi em 1907. Nove anos depois surgia
a Ford Automobiles France, que vendia os modelos de fabricação
inglesa. Mas os custos de importação e alfândega os encareciam demais.
Isso convenceu Maurice Dollfus, responsável pela filial, a montar os
veículos localmente em 1927. Em 1929, a Ford francesa faria um acordo
com o fabricante Mathis para montar seus carros na linha de Asnières.
Era o começo da Ford S.A.F., Société Anonyme Française. |
Também de 1951, o modelo conversível do Ford francês, com opção entre três e cinco lugares. O motor V8 de 2,15 litros desenvolvia 66 cv nessa época e a suspensão dianteira era a primeira McPherson no mundo |
Dollfus viajou à
América em busca de um novo Ford para o mercado francês. O escolhido
foi o 92A, projeto bem simples de 1941, realizado sem que a Ford
soubesse ao certo se teria condições de produzi-lo com a guerra. Por
mais elementar que fosse para os padrões de Detroit, era um veículo
topo de linha na França, especialmente por suas dimensões. A partir de
1947, a Matford deixou de existir e a Ford S.A.F passou a responder
por seus próprios carros. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 4/5/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |