O kei jidosha que cresceu
Primeiro modelo
não-esportivo da Honda, o N360 ganhou |
Boa parte dos fabricantes japoneses começou suas atividades com os kei jidosha, os carros "K", como se chamam por lá os minicarros. Se nas últimos décadas esse tipo de automóvel, com cilindrada limitada a 660 cm³ (saiba mais), vem fazendo sucesso pela praticidade, economia, pela menor incidência de impostos e por não exigir comprovação de garagem para que o governo permita sua aquisição (regra não mais aplicada, porém), há cerca de meio século eram os veículos perfeitos para ajudar o Japão a se recuperar da Segunda Guerra Mundial. |
O diminuto N360: três metros de comprimento, dois cilindros e 31 cv a 8.500 rpm, rotação típica de motores de moto |
![]() |
Com a Honda não foi
diferente. Estabelecida como fábrica de motos desde a década de 1940,
iniciou a produção de automóveis com um pequeno roadster de 360
cm³, então o limite para os motores dessa categoria: o S360, em 1962 (leia
história). Cinco anos depois, em março de 1967, o mesmo propulsor
era aplicado ao N360, um dois-volumes de duas portas, quatro lugares,
tração dianteira e estrutura monobloco.
Muito compacto, media apenas dois metros de distância entre eixos,
quase três de comprimento e 1,25 m de largura. |
![]() A traseira, com uma pequena tampa do porta-malas e linhas simples; ao lado, o N360 Super Deluxe 1969 |
![]() |
O N360 era pequeno também nas especificações: o motor tinha dois cilindros paralelos, 356 cm³, refrigeração a ar e potência de 31 cv a 8.500 rpm, com torque máximo de 3 m.kgf a 5.500 rpm — altas rotações, típicas de motocicletas. Já usava comando de válvulas no cabeçote, raro àquele tempo, e o câmbio possuía quatro marchas, com opção por um automático de três. Este, chamado HondaMatic, permitia atuação automática ou manual. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 20/7/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |