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Inovações à sueca
O modelo 99 trouxe
novidades para a Saab e para o mundo, como |
A Svenska Aeroplan
Aktiebolaget (Companhia Aeronáutica Sueca Ltda.), ou Saab, fundada para
a construção de aviões, iniciou a fabricação de automóveis em 1949 (leia
histórias dos modelos 92/96). Em 1964, ao
se decidir pelo desenvolvimento de um novo carro, optou por uma solução
curiosa: construiu quatro carrocerias do 96, ampliadas na largura e na
distância entre eixos, para aplicar à plataforma e à mecânica daquele
que se tornaria o Saab 99. Conhecidos como The Toads, os carros
circulavam sem disfarces pelas estradas suecas e não chamavam atenção, a
não ser de um jornal sueco. |
Se o estilo retilíneo era típico da época, a mecânica estava bem à frente: comando de válvulas no cabeçote, freios a disco nas quatro rodas, estrutura com deformação programada na frente e na traseira |
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Apesar da tradição de
motores a dois tempos na empresa, o 99 nascia já com os de quatro
tempos. Houve estudos para desenvolver um de 1,2 litro, mas o
interesse da inglesa Triumph em projetar novos motores para seus
carros levou a um entendimento entre ambas. Os propulsores de 1,5 e
1,7 litro britânicos seriam fornecidos aos suecos. Como a Triumph
planejava um V8 com a soma de dois quatro-cilindros, o motor acabou
inclinado em 45º. |
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O interior do 99: painel e volante sóbrios, câmbio de quatro marchas com alavanca no assoalho e o primeiro banco do motorista com aquecimento no mundo |
O
coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,37
era surpreendente para o tempo – similar ao de nossos Monza e Escort
lançados na década de 1980. Segurança já era uma grande preocupação
para a empresa: frente e traseira contavam com zonas de deformação,
para absorver a energia em colisões e preservar a cabine. Usava
suspensões simples, independente à frente e de eixo rígido com barra
Panhard na traseira. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 24/8/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |