Pequeno desbravador
Hoje com uma linha completa de modelos, a Mitsubishi começou a |
Vem
de 1917 a experiência da Mitsubishi com automóveis, ano em que ela
iniciou a produção do Modelo A sob licença da Fiat. Entretanto, a
história dos carros de passeio da marca desenvolvidos por ela mesma é
relativamente recente. Seu primeiro produto próprio desse segmento foi o
500, apresentado no Salão de Tóquio de 1959. O Mitsubishi A havia sido o
primeiro carro produzido em série no Japão e, apesar da posterior
tradição – tanto italiana quanto japonesa – de fabricar automóveis
compactos, esse pioneiro tinha dimensões bem razoáveis. |
Dois esboços do projeto do 500, um deles em escala natural, e o inovador teste em túnel de vento
Mesmo que os veículos comerciais também tivessem sido a prioridade
inicial de toda a indústria automobilística japonesa na recuperação do
país no pós-guerra, a Mitsubishi ainda montou modestamente sob licença
os americanos Henry J e
Jeep, já nos anos 1950. Mas os
primeiros anos da década seguinte foram muito prolíficos para os
carros de passeio de fabricantes locais, que se prontificaram a
atender a demanda do governo. |
Pouco mais de três metros de comprimento, menos de meia tonelada, dois cilindros, 21 cv: um carro compacto e econômico como convinha ao Japão do pós-guerra |
O fabricante não poupou esforços para criar um diminuto modelo genuinamente japonês em sintonia com o melhor da engenharia mundial. O 500 foi o primeiro automóvel nipônico a ter suas formas estudadas em túnel de vento, vantagem que se mostraria mais tarde nas pistas de corrida. O automóvel deveria levar quatro pessoas, embora suas dimensões não inspirassem qualquer conforto: 3,14 metros de comprimento, 2,06 de entreeixos, 1,39 m de largura e 1,38 m de altura. Pesava só 490 kg! Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 5/10/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |