No tamanho do futuro
Duas décadas antes de as grandes de Detroit produzirem |
A
paisagem automobilística americana não apresentava nada de tão
interessante em termos de segmentos de mercado até os anos 1950. De modo
geral havia os modelos médios e grandes, em diferentes padrões de
acabamento, e os utilitários, também sempre em dimensões avantajadas. A
partir dessa década, porém, começaram a surgir novos nichos como o dos
roadsters esportivos, onde se encaixaram o
Corvette e o
Thunderbird. Outra novidade veio
da novata Kaiser: um carro compacto com jeito de europeu, nos padrões que Detroit exploraria
para valer a partir de 1970 com Chevrolet Vega,
Ford Pinto e AMC Gremlin.
|
Uma surpresa no meio do século: em setembro de 1950 chegava ao mercado americano o Henry J, com o estilo americano aplicado a um porte de carro europeu |
As
atividades desse pequeno fabricante tinham se iniciado em junho de
1946, para a linha do ano seguinte. A Kaiser-Frazer Corporation era
uma companhia formada em 1945 por Henry J. Kaiser, um bem-sucedido
construtor de navios, e Joe Frazer, que vinha da direção da
Willys-Overland e da Graham-Paige. Esta última, apesar de ativa
durante a guerra, não fazia carros desde 1940 e cedeu as instalações
para os modelos pioneiros da nova empresa. Havia duas marcas, a Kaiser
e a mais sofisticada Frazer. Seus automóveis eram os primeiros
totalmente novos do pós-guerra, ao lado dos
Studebakers. |
"O mais importante carro novo na América": o mote tentava lhe atribuir uma relevância que o público não reconheceu, fazendo do pequeno Henry J um modelo de vida curta |
Houve até um concurso em que milhares de participantes tentaram – em vão – batizar o compacto, que acabou tendo o nome escolhido pela própria Kaiser. Nasceu homônimo ao presidente da empresa, Henry J. Kaiser. O carro era comercializado como sendo de uma divisão independente do grupo. Ele se unia à nova linha de sedãs da marca desenhados por Howard A. Darrin, o Howard “Dutch” Darrin, para 1951. A divisão Frazer, em seu último ano, mantinha seus modelos anteriores com poucas alterações. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 21/9/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |