Tradição e refinamento
Nascido com um estranho
"terceiro olho", o Rover P4 tornou-se |
A
Rover Co. Ltd foi fundada em 1877, por John Kemp Starley e William
Sutton, para produzir bicicletas. A cidade de Coventry, na Inglaterra,
era a terra natal das indústrias que fabricavam veículos sobre rodas. No
ano seguinte a Rover, de forma experimental, já construía triciclos
elétricos. Em 1903 nascia a primeira motocicleta com motor a gasolina, e
no ano seguinte, o primeiro automóvel, com chassi central, motor
monocilíndrico e máxima de 40 km/h. Três anos depois um modelo de quatro
cilindros vencia, na ilha de Man, o famoso Tourist Trophy. |
O "ciclope": o modelo inicial foi assim apelidado pelo farol no centro da grade, que prejudicava o estilo de um carro elegante quando visto de lado |
O
ano de 1948 foi marcado pelo primeiro Salão de Londres depois da
guerra. Com poucas novidades na Rover, as carrocerias sofriam apenas
pequenas mudanças. Mas já estava em andamento o projeto de um modelo
com forte inspiração no americano Studebaker
Champion. A empresa havia importado dois, que foram estudados e
desmontados. Um deles, com algumas modificações, foi montado no chassi
de um modelo 75 P3. Suas dimensões eram muito semelhantes. |
A traseira baixa seguia o padrão dos sedãs da época, sobretudo os britânicos. O motor inicial era um seis-cilindros de 2,1 litros e 74 cv |
O
modelo era um três-volumes com traseira em queda e frente "ponton",
bem comum na época. Com linhas bem arredondadas, tinha quatro portas,
sendo que as traseiras tinham abertura inversa à usual ("suicida"). Na
coluna entre as duas havia setas direcionais, as famosas "bananinhas".
O inusitado estava na parte dianteira: tinha três faróis redondos,
sendo que um central no meio da grade quadrada com frisos horizontais.
Ganhou logo o apelido de ciclope – e não era injusto. Causava muita
estranheza. Uma pena, pois de perfil era um carro muito elegante e ao
mesmo tempo discreto. Media 4,54 metros. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 12/10/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |