Automaticamente aprovado

O Oldsmobile 1940 apresentava uma inovação de vida longa: a
Hydra-Matic, primeira caixa de câmbio automática do mundo

Texto: Fabiano Pereira – Fotos: divulgação

Cinqüenta e sete dólares (US$ 770, atualizados): esse era o preço de um revolucionário opcional oferecido para qualquer modelo da linha Oldsmobile em 1940. Qual era esse opcional? Nada menos que o primeiro câmbio inteiramente automático a ser lançado no mundo. Por um bom tempo, curiosos se aproximavam dos carros da marca só para conferir se eles realmente não tinham o pedal da embreagem. A nova caixa Hydra-Matic (nome que, aportuguesado para hidramático, até hoje é usado por muitos para identificar qualquer automático) tinha um futuro longo e promissor pela frente. Ela veio coroar uma fase frutífera para essa divisão da General Motors.

Olhar a Oldsmobile como uma marca sem personalidade própria, que por esse motivo tinha como certa a extinção efetivada em abril passado pela GM, é desmerecer um dos mais importantes e criativos fabricantes de Detroit. Ao longo de seus 107 anos de história, a Olds – como é carinhosamente chamada nos Estados Unidos por ser o nome inaugural da empresa em 1897 – rendeu algumas das mais marcantes inovações da indústria automobilística americana e mundial. A Hydra-Matic pode ter sido a mais popular e significativa de toda essa trajetória, mas não a única.

O Oldsmobile 1940 marcou uma estréia que mudaria os hábitos americanos ao volante: era o começo da substituição do câmbio manual e da embreagem

O Curved Dash (painel curvo) de 1901 foi o primeiro carro produzido em escala industrial no mundo e o primeiro americano a ser exportado. Em 1926 a marca foi a primeira a usar banho de cromo para acabamento de peças, no caso a carcaça do radiador. Vinte anos depois, o programa Valiant da divisão vinha atender às necessidades de deficientes físicos e soldados mutilados na guerra para que pudessem dirigir – outra conseqüência da adoção do Hydra-Matic.

Mas nem só de estilo e utilidades especiais viveu a Olds: em 1949 o lendário Rocket foi um motor que marcou época por atualizar o conceito do V8. Com alta taxa de compressão e válvulas no cabeçote, rendia 135 cv brutos e definiu o V8 moderno – passou inclusive a significar V8 com essa arquitetura de válvulas no Brasil, dito de forma aportuguesada, roquete. Só não foi mais marcante para a Olds por ter sido lançado paralelamente a um similar da Cadillac com 160 cv. O Oldsmobile F-85 de 1962 traria o primeiro V8 com turbocompressor e injeção de combustível.

A caixa Hydra-Matic: três jogos de engrenagens planetárias, operados hidraulicamente, e um acoplamento fluido conectando a transmissão ao motor

O Toronado de 1966 seria o primeiro carro americano moderno com tração dianteira, além de inaugurar o raio de rolagem negativo. Em 1973, em meio à crescente preocupação de Detroit com segurança, a empresa lançava as primeiras bolsas infláveis opcionais. Mais recentemente um sistema de navegação, o Guidestar de 1995, e um sistema de entretenimento a bordo, de 1999, foram suas últimas contribuições. Continua

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Data de publicação: 26/10/04

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