Lazer na terra do canguru
De austeros utilitários
para o trabalho, as peruas fechadas |
Assim como o canguru tem a bolsa para carregar o filhote, uma perua
fechada, tipo furgão, é ideal para dois ocupantes e cargas, um bom
veículo para trabalho e para fazer entregas. Mas na Austrália,
país-ilha-continente, imenso, ele é usado para lazer — e muito
apreciado. |
A série FJ foi a segunda da longa linhagem de Panel Vans da Holden: embora menor, tinha desenho inspirado nos utilitários 3100 da Chevrolet americana |
![]() |
A
série FX foi a primeira e a FJ deu seqüência. Em 1953 eram lançados os
picapes, a perua com vidros laterais e o furgão Panel, com linhas que
tinham clara inspiração na linha Chevrolet 3100 americana. Mas eram
bem menores. Suas linhas curvas seguiam o estilo da década. Na frente
tinha faróis circulares com molduras cromadas — aliás, cromados eram o
que não faltava no carro. A grade imponente tinha um friso central com
"dentes" e ostentava o símbolo da fábrica, um leão dourado com a
cabeça empinada e uma pata sobre uma roda. Os retrovisores eram
apoiados na coluna do pára-brisa, que era dividido por um fino friso.
|
![]() |
Nas gerações EJ, EK e EH (ao lado), a perua já era derivada de um sedã, bem mais baixa e elegante -- embora tivesse todo o jeito de carro funerário... |
Na década de 1960 os furgões começaram também a ser derivados dos sedãs. E foram ainda mais apreciados. Eram carros de recreação muito apreciados por surfistas, viajantes e aventureiros. As distâncias no país dos cangurus são imensas como no nosso. A série EJ Panel ganhava um teto mais elevado, que podia ter clarabóias e teto solar. Alguns tinham janelas laterais, mas os vidros eram muito escuros ou tinham escotilhas mínimas. Após veio a série EK, produzida entre 1961 e 1962. Os EH começaram a ser fabricados em 1963. O motor era o famoso Chevrolet Blue Flame, um seis-cilindros com potência que variava entre 95 cv (com 2.441 cm³) e 115 cv (com 2.933 cm³). Equipada com uma caixa manual de três marchas ou com uma automática, a perua chegava aos 160 km/h. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 8/3/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |