Um francês com dois nomes
Floride para uns, Caravelle
para outros, esse modelo esporte |
A
estatal francesa Renault, desde sua fundação em 1899, sempre esteve
presente com carros esportivos. Ora muito rápidos, ora só com propostas
de carrocerias atraentes, esportivas, mas de desempenho modesto. Na
década de 1950 seus principais produtos eram o Frégate e o
Dauphine, lançado em 1956. |
O Floride, ou Caravelle, nasceu da adaptação de um projeto do estúdio Frua para a mecânica Maserati
Este havia recebido um pedido de um concessionário português da
Maserati para fazer um GT especial. Frua adaptou, em um tempo recorde,
esse projeto à plataforma do Dauphine. No entanto, o protótipo era
maior em 31 centímetros. Na época o presidente da empresa, Pierre
Dreyfus, estava em viagem aos Estados Unidos, no estado sulista da
Flórida. |
Por dentro, dois lugares para adultos, dois para crianças e certa semelhança com o Dauphine, embora o esportivo fosse mais bem-equipado |
A
produção teve início em 1959. Agradou muito às mulheres e teve o apoio
de uma das maiores beldades da época, Brigitte Bardot. Sua linhas eram
bem fluidas. Na lateral, pouco antes do pára-lama traseiro, e no
painel de trás havia grades para aeração do motor. Tinha um estilo
típico dos conversíveis do final dos anos 50. Havia também a versão
cupê com teto fixo. Para exportação, o nome do automóvel era Caravelle. |
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