Os filhotes do Fusca
A família Typ 3, que a Volkswagen desenvolveu para entrar em |
Por
maior que seja seu sucesso, nenhum fabricante deve deitar-se sobre os
louros e manter um único modelo no mercado. A Volkswagen alemã, nascida
na década de 1930 com o projeto do Käfer (nosso
Fusca), sabia disso. Depois desse
carro-símbolo, que levava o codinome de projeto Typ 1 (tipo 1 em
alemão), lançou a perua Kombi ou
Typ 2, em 1947, e o cupê esporte Karmann
Ghia ou Typ 14, em 1955. Mas, ao final dos anos 50, era preciso
diversificar ainda mais. |
Em abril de 1961 eram apresentados os modelos sedã, perua e conversível, mas este último nunca chegou ao mercado; o Fastback, no alto, viria quatro anos depois |
Só
no início de 1961 Wolfsburg admitia suas intenções, divulgando uma
foto e o nome do sedã – VW 1500 – que chegaria em abril de 1961. Eram
apresentados ao mesmo tempo três modelos da linha: o sedã três-volumes
(Notchback), a perua Variant e um conversível – que acabaria não sendo
fabricado em série –, todos de duas portas. Tinham estilo simples e
agradável. Os faróis circulares ladeavam um capô mais baixo que os
pára-lamas, dentro do desenho habitual na época, seguido também na
traseira pelo terceiro volume do sedã, que abrigava o motor. A
distância entre eixos era a mesma do Fusca, 2,40 metros, mas os carros
mediam 4,34 m de comprimento. |
A mecânica simples e robusta do Käfer ou Fusca, com um pouco mais de potência, vinha associada a uma carroceria mais ampla e confortável |
Como no Fusca, a disposição do motor atrás dava boas vantagens aos
novos 1500: tração traseira com o propulsor fazendo peso sobre as
rodas motrizes, dois porta-malas, ausência de túnel central de
transmissão (necessário nos carros de motor à frente e tração atrás,
comum na concorrência) e fundo plano, sem diferencial protuberante.
Essas qualidades, associadas a um interior bem mais espaçoso e
arejado, com o auxílio da ampla área envidraçada, logo conquistaram
adeptos dos dois lados do Atlântico. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 31/5/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |