Viva a identidade
O pequeno Viva, que teve três gerações, foi o último projeto da |
|
|
A
britânica Vauxhall não surgiu para fabricar automóveis: foi fundada bem
antes deles, em 1857, como Alex Wilson & Company, em Londres. Em 1894
tornava-se a Vauxhall Iron Works. O primeiro automóvel era construído em
1903, com motor de um só cilindro, 1.000 cm³ e potência de 5 cv a 900
rpm. Em 1905 a empresa instalava-se em Luton e, 20 anos depois, em
difícil situação financeira, era absorvida pela General Motors. |
O primeiro Viva, geração HA, aparecia em 1963 para trazer a Vauxhall de volta ao segmento dos pequenos, com seu motor de 1,05 litro e apenas 700 kg de peso |
Oferecia os acabamentos básico e Deluxe, aos quais se somavam em 1965
o 90, com motor mais potente, e o SL, com calotas integrais,
lanternas traseiras em três módulos e interior mais luxuoso. Tinha
motor de quatro cilindros, comando de válvulas no bloco e 1.057 cm³ de
cilindrada e tração traseira. O motor básico desenvolvia potência de
44 cv e torque de 8,5 m.kgf; o mais forte, 54 cv. Demonstrava
qualidades como a leveza dos comandos, boa operação do câmbio (de
quatro marchas), ampla visibilidade, direção e embreagem leves e
desempenho bem razoável. Em função de tudo isso, foi um dos primeiros
carros com publicidade dirigida às mulheres, que o apreciavam por
essas virtudes. |
O modelo HB, lançado três anos depois, assumia o estilo "garrafa de Coca-Cola", com linha de cintura ondulada, e ficava bem mais amplo |
Estreava então, em agosto, a geração HB, com maiores dimensões (comprimento de 4,10 m, entreeixos de 2,43 m) e o estilo "garrafa de Coca-Cola" (com linha de cintura sinuosa) em voga nos Estados Unidos, em carros como o Impala da Chevrolet. Além das versões básica, Deluxe e SL havia a esportiva GT, com elementos que imitavam os verdadeiros carros esporte: tomadas de ar falsas no capô preto, quatro saídas de escapamento (não todas funcionais), rodas que simulavam as de magnésio. No interior, volante esportivo e farto painel de instrumentos conferiam um aspecto de alto desempenho. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 14/6/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |