A flecha britânica

Na mesma época em que dominava Le Mans, a Bentley produziu
o vigoroso 4.5 Litre, que impressionava pelo desempenho

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

No início do século 20, na Europa, várias empresas automobilísticas davam seus primeiros passos. Na França eram Renault, Citroën, Peugeot e Voisin; na Itália, os primeiros Fiats. Na Alemanha, a Opel e a Benz — que se tornaria mais tarde Mercedes-Benz — começavam a despontar. Na Inglaterra havia a Austin, a Rolls-Royce, a Rover, a Napier e a Bentley. Nascia então uma das fábricas de automóveis mais fascinantes do planeta.

Seu fundador era um homem intrépido chamado Walter Owen Bentley, mais conhecido como W.O. Bentley. Em 1912, era agente de uma fábrica de motores francesa chamada DFP. Mas aos poucos estes passaram a ser modificados, ficando mais robustos e potentes. Uma das modificações era a instalação de pistões em alumínio. E ele, junto com o irmão, fez o desenvolvimento desses motores para a indústria aeronáutica. Foi um sucesso. Então, W.O. conseguiu uma soma de dinheiro respeitável do governo e fundou em 1919 a Bentley Motors Ltd. Tinha por objetivo fabricar um carro resistente, veloz e de melhor qualidade que os outros. Assim foi apresentado o primeiro Bentley, o 3 Litre, em 1921.

Tratava-se de um cupê com motor de quatro cilindros, 2.996 cm³, quatro válvulas por cilindro e pistões de alumínio. Foi o modelo de maior produção da empresa por muito tempo, com 1.624 unidades. Seu objetivo era participar de corridas — e ganhar. Em 1923 era elaborada uma prova de resistência na França que se tornaria mundialmente conhecida: na cidade de Le Mans, no departamento de Sarthe, seria realizada uma corrida com duração de 24 horas. O circuito de estradas tinha um total de 17,2 quilômetros, a ser percorridos por 33 carros, sendo 30 franceses, dois belgas e o Bentley. Em 1924 a nova marca britânica conseguia sua primeira vitória na 24 Horas de Le Mans. Em 1927, outra. Até 1930 levou seguidamente os troféus das vitórias para a Grã-Bretanha.

W.O. Bentley, fundador da marca, e o 3 Litre Vanden Plas Tourer de 1925

Um modelo da empresa que não fez tanto sucesso nas pistas, mas fora delas dava um show de beleza, robustez e desempenho era o Bentley 4.5 Litre (4,5 litros de cilindrada). Lançado em 1926, o cupê era muito bonito. Media 4,45 metros de comprimento com chassi curto — por assim dizer, pois a distância entre eixos chegava a 3,30 metros. Só o chassi pesava 1.440 kg e o total era de 1.725 kg. Sua carroceria em aço estampado tinha a cabine estreita. A cor oficial era o verde escuro, que lhe conferia um ar ainda mais britânico.

Transportava com conforto quatro passageiros, desde que não tivessem gabarito avantajado — senão, os ombros se encostavam. Interessante era o acesso: para o motorista, do lado direito, não havia porta, mas apenas uma pequena curva, quase uma meia lua, cortada para facilitar a entrada. Para quem ia atrás, desse lado existia uma pequena porta que dava acesso ao banco inteiriço traseiro. Do lado esquerdo havia outra porta, também de dimensões modestas, para a entrada do acompanhante do motorista. Os pára-lamas cobriam as belas rodas raiadas de cubo rápido. Usava pneus Dunlop na medida 6,00-15. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 20/9/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade