Não faltava uma mesa de cartas, para entretenimento dos passageiros ou para se fazer uma refeição a bordo. O interior trazia comodidades impensáveis à época, como um sistema de ventilação dotado de filtro, para reter o pó e os insetos, e isolamento térmico e acústico — de fato, parecia mais um avião que um carro. O motor, como na primeira unidade, era um V8 flathead (de cabeçote plano) de 3,6 litros da Ford, com potência bruta de 100 cv, e o câmbio de três marchas havia sido concebido pelo próprio engenheiro. O conjunto podia ser removido do carro por trás, para manutenção, e mover-se com as próprias rodas traseiras. |
Nesta miniatura notam-se a pequena área envidraçada e a longa grade na traseira, cuja seção superior servia de persiana para o vidro |
A
suspensão inovava com um conceito independente nas quatro rodas,
dotado de molas helicoidais em torno de elementos repletos de óleo —
um projeto aeronáutico, mas semelhante à coluna mola-amortecedor que
faria parte da suspensão inventada em 1946 por Earle McPherson. Só que
no Scarab as colunas eram montadas bem altas, acima do
centro de gravidade do carro. Tal
configuração dava-lhe um comportamento singular: nas curvas, tendia a
inclinar para dentro e não para fora, como qualquer automóvel. |
Modularidade do futuro: salvo o do motorista, os bancos podiam ser reposicionados e removidos e o de trás, bem amplo, servia de cama |
Seu projetista definiu o Scarab, em 1942, como "maior que um Buick,
mais potente que um Cadillac, com melhor conforto de rodagem que
qualquer carro anterior, 50% mais leve, 50% mais econômico e 50% mais
espaçoso que os automóveis atuais". É verdade que suas qualidades
pareciam convincentes, mas não ao preço pedido. O Scarab era caríssimo
para seu tempo: US$ 5.000, enquanto um Chrysler
Airflow — luxuoso e também inovador no desenho e no aproveitamento
de espaço, embora mais próximo de um carro comum da época — saía por
US$ 1.345. |
"Um desafio e uma profecia": parece que William Stout sabia, na década de 1930, que um dia o formato monovolume cairia nas graças de muitos motoristas mundo afora |
Cada exemplar do Scarab tinha suas próprias características e, ao que consta, cinco ainda existem. William Stout ainda construiu um protótipo aprimorado após a guerra, em 1946, com carroceria de plástico reforçado com fibra-de-vidro, mas não conseguiu colocá-lo em produção. O engenheiro morreria 10 anos depois, aos 76. Já a idéia de aproveitar o espaço e aplicar conveniências em um automóvel monovolume continua mais forte do que nunca. |
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