Um número de grande significado
A
combinação de algarismos 4-4-2 representou muito |
|
|
Uma
acalorada discussão entre os entusiastas envolve o fabricante que
introduziu o conceito de "carro musculoso" (muscle car). Se o
Pontiac GTO de 1964 parece ser a
corrente majoritária, não falta quem defenda o
Chrysler 300, de 1955, ou o
Oldsmobile 88 e o Super 88 de 1949, que lançaram o famoso motor Rocket,
primeiro V8 de grande produção com válvulas no cabeçote. Em comum, esses
automóveis marcantes tiveram a combinação de um grande e potente V8 a
uma carroceria considerada de médio porte pelos padrões americanos. |
Carburador de corpo quádruplo, câmbio de quatro marchas e duplo escapamento: assim surgiu o número 4-4-2, de um pacote esportivo que podia ser aplicado a qualquer modelo médio, do F-85 ao Cutlass; o modelo da foto é de 1965 |
Assim preparado, o 330 desenvolvia 310 cv de
potência bruta (padrão neste artigo
até 1970) a 5.200 rpm e torque máximo de 49 m.kgf a 3.600 rpm. Por
lidar com um peso menor que o dos grandes Oldsmobiles que equipava até
então, fornecia boas acelerações: de 0 a 96 km/h em 7,4 segundos,
quarto de milha em 15,6 s. Era possível aplicar o pacote 4-4-2 a
qualquer modelo médio da marca, do mais espartano F-85 ao luxuoso
Cutlass, incluindo versões de quatro portas — mas não às peruas. O
conjunto abrangia uma suspensão esportiva, com molas e amortecedores
mais firmes, estabilizador dianteiro mais grosso, outro na traseira e
pneus 7,50-14. No entanto, os freios ainda eram a tambor. |
O 4-4-2 conversível de 1967: grade de perfil baixo, luzes de posição entre os faróis, pára-lamas traseiros ondulados -- e 360 cv no motor especial W30 de 6,55 litros |
Nesse ano o pacote 4-4-2 era levado mais a sério pela Olds: acabavam
as versões de quatro portas e, já que potência é bom, mais é sempre
melhor. O V8 330 dava lugar ao de 400 pol³ (6,55 litros), com 345 cv a
4.800 rpm e 60,8 m.kgf a 3.200 rpm, para fazer 0-96 em 5,5 segundos e
o quarto de milha em 15 s. A crítica aprovou, ao considerar o carro um
dos mais estáveis e equilibrados da categoria. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 8/11/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |