A pré-história da minivan
Ao aplicar técnicas de aeronáutica a um carro muito peculiar, a |
|
|
Ele
foi presidente da SAE, a Sociedade dos Engenheiros Automobilísticos dos
Estados Unidos, em 1935, e engenheiro chefe da divisão aeronáutica da
Packard. Participou do projeto do famoso avião Ford Tri-Motor. Sua
companhia aérea, a Stout Air Services, foi a primeira naquele país a
oferecer vôos regulares para passageiros, depois vendida à United
Airlines. Outra de suas empresas, a Stout Metal Plane Company, foi
comprada em 1924 por Henry Ford. Em meio a todo esse respeitável
currículo, porém, o americano William Bushnell Stout merece ser lembrado
em especial pelo curioso carro a que denominou Scarab (besouro). |
Muito longo, largo e alto, o Scarab oferecia espaço interno incomparável ao dos carros de seu tempo Só
três anos depois era terminado o segundo protótipo, agora com
carroceria de aço para conter os custos. Já havia sido fundada a Stout
Motor Car Company, pois William pretendia produzir em série seu
avançado veículo. Suas linhas não pareciam nada do que circulava pelas
ruas, na América ou no resto do mundo. Todo arredondado, o Scarab
tinha uma linha de cintura muito alta e janelas de perfil baixo — duas
em cada lado, mais os dois pára-brisas. Além das saídas de ar que
davam continuidade às janelas, a traseira exibia uma imensa grade que
ligava o teto ao pára-choque, com frisos verticais em forma de arco;
sua parte superior servia de persiana para o vidro. As diminutas
lanternas ficavam embaixo. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 15/11/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |