Puro sangue azul
Se existe um grau máximo de sofisticação, exclusividade |
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Um
assombro. Assim pode ser descrita a experiência de dirigir um automóvel
de um milhão de euros com 1.001 cv de potência, 127,4 m.kgf de torque, 0
a 100 km/h em menos de três segundos e 406 km/h de máxima — recordes
mundiais de desempenho para um carro de série. Estamos falando do
EB 16/4 Veyron, que resgata uma
das mais célebres marcas de carros sofisticados que já existiu: a
francesa Bugatti, hoje sob comando da Volkswagen. O Veyron estabelece
novos patamares de desempenho, enquanto resgata a aura de carros de
sonho que tiveram no Bugatti Atlantic o ápice em esportividade, estilo e
exclusividade. |
Do primeiro Atlantic não se tem notícia, mas o segundo (na foto), depois de mudar de cor várias vezes, foi restaurado conforme o padrão original de 1936 |
O
propulsor do Type 57 era o mesmo do Type 59 de corrida, derivado do
que equipava o Type 49, com profundas modificações no projeto original
feitas por Jean Bugatti. Diferente dos motores de duplo comando
acionado a corrente do Type 50 e do 51, o do Type 57 usava engrenagens
para transmitir o movimento do virabrequim ao trem de válvulas.
Inicialmente operados por cabos, os freios passavam para sistema
hidráulico em 1938. As versões de rua pesavam em torno de 950 kg. Essa
configuração básica do modelo estaria em 630 unidades das 710 de toda
a série. |
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