O DKW para qualquer parada
Projetado para disputar uma
concorrência em 1954, o Munga |
|
|
Após
a Segunda Guerra Mundial, muitos veículos usados pelas forças armadas
foram desempenhar funções menos bélicas. Vários continuaram as
atividades militares, em quartéis ou outros campos de batalha, mas
outros foram exercer tarefas mais úteis nos campos de lavoura, nas
fazendas. Desempenhar tarefas pesadas, mas também para o lazer. Os
americanos deixaram vários Jeeps na
Europa. Nos Estados Unidos, tiveram e ainda têm longa vida. No velho
continente, o robusto e famoso Land Rover
cumpria sua tarefa muito bem. |
A versão básica, chamada Munga 4, levava motorista e até três passageiros ou então bom volume de carga; o uso de portas era facultativo |
Em
1962 era renomeado Munga, que parece um nome simples, mas é na verdade
a sigla para Mehrzweck-Universal-Geländewagen mit Allradantried, ou
seja, veículo utilitário para várias funções. Na versão básica,
chamada de Munga 4, podia transportar quatro adultos ou motorista e
acompanhante mais bagagem. Removendo os assentos traseiros, cabia
atrás muita carga. Se fosse bélica, para treinamentos iam bazucas,
baionetas, metralhadoras e outros armamentos. Com a armação de aço
para capota de lona ainda se podia carregar um barco. Senão, cabiam
muitas ferramentas para trabalhos no campo. |
No Munga 6 surgiam bancos traseiros, em posição longitudinal, e o estepe mudava para a lateral para permitir o acesso por trás |
Na versão intermediária, Munga 6, havia assentos traseiros perpendiculares aos dianteiros. Para facilitar o acesso por trás do veículo, o estepe ia preso à lateral direita, liberando a pequena porta traseira para entrada. Outra diferença para a versão 4 era a posição do bocal de abastecimento, também na lateral, pouco à frente do estepe. A distância entre eixos era a mesma, porém na lateral o espaço onde se colocava a porta era menor. A capacidade máxima de carga surpreendia, 690 kg, e a de reboque era de 500 kg. Interessante também era a versão Munga 8. Como o nome indica, a capacidade total era de oito passageiros — os de trás com os ombros colados, naturalmente. Neste o comprimento total passava a 3,6 metros e o peso era de 1.120 kg. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 10/1/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |