Em 1975, pouco após o primeiro susto com o preço da gasolina, ele chegava ao mercado, anunciado como the first wide small car (o primeiro carro pequeno e largo). De fato, na frente havia mais espaço transversal que em um Chevrolet Chevelle, mas atrás sentavam-se apenas duas pessoas, o que limitava o aproveitamento de tal largura. A versão básica tinha banco dianteiro inteiriço e câmbio de três marchas com alavanca na coluna de direção, mas a lista de opcionais era bem extensa. O acabamento D/L adicionava itens de conforto, como bancos individuais reclináveis, e o X, um aspecto esportivo. |
O pacote X trazia itens esportivos de acabamento, mas o desempenho decepcionava com os motores de 3,8 e 4,2 litros de menos de 100 cv |
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O
painel era muito simples, mas um pacote de desempenho incluía molas
mais firmes, estabilizador dianteiro, alavanca de câmbio no assoalho e
mais instrumentos, como conta-giros e manômetro de óleo. Também eram
oferecidos ar-condicionado, direção assistida, rádio e controle
elétrico dos vidros e travas. E o câmbio manual podia ter sistema
overdrive, que adicionava uma
marcha apenas, ou ser trocado por um automático Chrysler de três
marchas. |
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O painel simples e a alavanca de câmbio na coluna podiam mudar com opcionais, que incluíam caixa automática e suspensão mais firme |
As
suspensões eram convencionais: a dianteira independente com braços
sobrepostos e molas helicoidais, montada em um
subchassi, e a traseira com eixo
rígido e feixes de molas semi-elíticas. A direção usava caixa de
pinhão e cremalheira, antes só usada nos EUA pelo Ford Pinto, e em vez
dos freios a tambor podiam vir discos à frente. Os pneus básicos,
6,95-14, também podiam dar lugar a radiais DR70-14 em rodas de
alumínio. |
Na perua Pacer Wagon o estilo da traseira era mais convencional; apesar da estréia do motor V8 de 5,0 litros, em 1978, o carro durou só mais dois anos |
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Na
linha 1978 estreava um V8 de 5,0 litros, 125 cv e 30,6 m.kgf, tão
volumoso que exigira um capô diferente. A solução tipicamente
americana (onde mais um carro compacto usaria algo desse porte?)
resolvia de vez a falta de desempenho, mas ao preço de um alto consumo
— às vésperas de outra crise do petróleo. Só 3.500 foram vendidos
dessa versão, mesmo com a adição de itens de conveniência na linha
1979, como controlador de velocidade
e revestimento dos bancos em couro. Sem êxito, a AMC não conseguiu
sequer dobrar o número de 1975 até o fim de sua produção: em 1980, a
contagem se encerrava em 280 mil exemplares. |
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