O melhor de dois mundos
Nascido cupê, o Reliant
Scimitar ganhou uma versão, a |
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Fabricante por 65 anos de veículos de três rodas, sendo o Robin o mais
conhecido, a britânica Reliant Motor Company
também ganhou fama com um carro esporte mais convencional: o Scimitar,
lançado em 1964. O ponto de partida do projeto foi uma carroceria
desenhada pela empresa Ogle Design, por encomenda da fábrica de
cosméticos Helena Rubinstein, sobre o chassi do Daimler SP 250.
Descobriu-se que a carroceria do novo modelo, denominado Ogle SX 250,
encaixava-se bem no chassi do Reliant Sabre Six. Dali ao Scimitar foi um
pulo. |
O GT, primeiro modelo da série, tinha três volumes e carroceria de plástico e fibra-de-vidro; o motor de seis cilindros e 2,6 litros vinha da Ford |
O
motor de seis cilindros em linha era adquirido da Ford, que o usava
nos modelos Zephyr e Zodiac. Com cilindrada de
2,6 litros, comando de válvulas no bloco e três carburadores da
inglesa SU, desenvolvia potência máxima de 120 cv e torque de 19,3
m.kgf, que lidavam com um peso contido de 1.010 kg. O câmbio manual
tinha quatro marchas e a tração era traseira. As suspensões usavam
esquemas simples: independente à frente, com braços sobrepostos, e
eixo rígido atrás, ambas com molas helicoidais. Os freios dianteiros
eram a disco, da também britânica Girling, e os pneus tinham a medida
165-15. |
A Ogle GTS, desenvolvida a pedido da fábrica de vidros Triplex, acendeu a idéia na Reliant: por que não uma perua sobre a base do Scimitar? |
A Reliant, percebendo a viabilidade de outra parceria com a Ogle, encomendou à empresa o desenho de uma variação de dois volumes do cupê para produção. Denominado Scimitar GTE (Grand Touring Estate, perua de grã turismo), o carro era apresentado em 1968 no Salão de Londres. Embora já existissem modelos europeus de dois volumes, como o Renault 16 e o Austin A40 Farina, esse Reliant podia ser considerado a primeira união de uma perua a um carro esporte. Até as portas dianteiras, era algo semelhante ao GT, embora a frente tivesse sido redesenhada — muito oportunamente —, perdendo o bico à meia-altura, e a distância entre eixos passasse para 2,53 m. Continua |
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