No modelo militar o estepe ficava sobre o capô, mas no civil aparecia atrás dos bancos dianteiros. O painel, simples mas correto, trazia velocímetro e marcadores de pressão de óleo, nível de combustível e temperatura de água. Não tinha luxo nenhum e os mostradores eram afixados diretamente na chapa. Havia ainda uma pequena bandeja, que podia servir para apoio de mapas. O grande volante tinha três raios e era adequado à proposta, assim como os bancos dianteiros muito simples, de material rústico e rebatíveis para melhorar o acesso à parte de trás. Perpendicular a eles havia mais dois bem rústicos, para abrigar mais quatro passageiros. Piquenique completo para a família saborear com vinho Chianti e espaguete. |
A versão civil alojava o estepe dentro da cabine, que acomodava quatro pessoas sem conforto; nem janelas havia na parte traseira da capota de lona |
O
motor, baseado no do sedã 1900, era um quatro-cilindros em linha com
cilindrada de 1.884 cm³, cabeçote de alumínio,
câmaras de combustão hemisféricas e
duplo comando de válvulas, como era costume da casa de Milão. Com
prioridade para as baixas rotações, a potência ficava em modestos 64
cv a 4.400 rpm e o torque máximo era de 12,5 m.kgf a 2.500 rpm. Era
alimentado por um carburador Solex de corpo simples e a taxa de
compressão fora reduzida de 7,5:1 a 7:1, para uso de gasolina de baixa
octanagem. A lubrificação por
cárter seco permitia uma montagem
mais baixa no chassi, com benefício ao
centro de gravidade. |
Usado em diferentes aplicações, o Matta usava um motor sofisticado, de 1,9 litro e duplo comando, que fornecia 64 cv |
Era muito disposto para exercer funções pesadas em terrenos severos. A
suspensão dianteira tinha rodas independentes, quadriláteros
transversais e barras de torção longitudinais. Atrás, um eixo rígido e
robustos feixes de molas semi-elíticas. Segundo a fábrica, podia
passar por valas de até 70 cm. Usava pneus Pirelli na medida 6,40-16 e
quatro freios a tambor. |
A tração integral era temporária e, sem uso da reduzida, podia-se chegar a 105 km/h; a suspensão dianteira já era independente |
Foram produzidos 2.059 exemplares, até 1955, deste raro e autêntico Alfa Romeo que levou o cuore sportivo para longe do asfalto. A maioria foi para o Ministério da Defesa, mas também para a aeronáutica, marinha e os Ministérios dos Transportes e da Agricultura. Só 116 Mattas foram parar nas mãos de particulares. Hoje são peças muito raras. |
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