Em busca das altas rodas
O Volvo
140 teve uma versão de seis cilindros, a 164, |
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No
final da década de 1950 a Volvo, empresa sueca que produziu seu primeiro
automóvel em 1927, planejava fabricar um modelo com motor V8. Um
protótipo de codinome P358 foi construído, com linhas frontais
inspiradas nas do modelo P1900, mas os estudos
apontaram que a demanda seria insuficiente para justificar o
investimento, o que levou ao cancelamento do projeto. |
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Com faróis
auxiliares ou grades em seu lugar, o aspecto frontal do 164 chamava a O
estilo formulado por Jan Wilsgaard não era capaz de agradar a todos:
as formas retilíneas e discretas, habituais da marca, estavam
associadas a uma grade dianteira enorme e de gosto discutível, com
frisos verticais e a barra diagonal que ostentava o emblema da Volvo.
Ao lado dela ficavam quatro faróis circulares (principais e
auxiliares) de tamanhos diferentes, em linha diagonal, embora algumas
versões tivessem grades no lugar dos auxiliares. A carroceria era
idêntica à do 140 do pára-brisa para trás, com três volumes bem
definidos e ampla área envidraçada, mas a frente foi alongada em cerca
de 15 centímetros para acomodar o motor mais comprido. |
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Nos primeiros modelos, painel retilíneo com velocímetro horizontal e volante em "X", que mudariam mais tarde; os bancos de couro eram de série |
O motor do 164 era o chamado B30, com seis cilindros em linha e 3,0 litros (exatos 2.978 cm³), derivado do B20 de quatro cilindros e 2,0 litros de outros Volvos. Com dois carburadores Zenith Stromberg e comando de válvulas no bloco, desenvolvia potência de 130 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 21 m.kgf a 2.500 rpm, que traziam um desempenho adequado. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 29/8/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |