Ar fresco e aerodinâmica
Pioneirismo na ventilação interna e fluidez de formas foram |
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Charles W. Nash, nomeado presidente da General Motors quatro anos antes,
deixou em 1916 a grande empresa após desentender-se com seu
proprietário, William C. Durant. Adquiriu então a Thomas B. Jeffery
Company, em Kenosha, no estado de Wisconsin, para montar seu próprio
negócio: a marca americana Nash. Muito da fama que a empresa de Charles
ganharia relaciona-se ao trabalho do engenheiro Nils Erik Wahlberg, um
dos pioneiros no uso de túnel de vento para desenvolvimento de
aerodinâmica. Embora a empresa tenha se concentrado na produção de
automóveis de preço médio, nunca deixou de aplicar inovações técnicas. |
A primeira geração do Ambassador, em 1934: quatro opções de carroceria, três de entreeixos, motor de oito cilindros em linha e 5,3 litros |
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A
emancipação acontecia em 1932. Pertencente à linha Advanced Eight, o
Ambassador assumia o caráter de modelo próprio e logo se tornaria uma
família composta de cupê, sedã, limusine e conversível. Montados sobre
chassis com distância entre eixos de 3,37 ou 3,60 metros (3,12 m no
caso do conversível), tinham inovações como um ajuste da suspensão no
painel. O motor de oito cilindros em linha e 322 pol³ (5,3 litros)
trazia as válvulas no cabeçote e gerava a
potência bruta (padrão neste artigo) de 125 cv. O público
reconheceu seus atributos de conforto, desempenho e qualidade de
construção, a ponto de apelidá-lo de "Duesenberg
de Kenosha". A grande aceitação permitiu que a Nash e a GM fossem as
únicas marcas a obter lucro naquele ano. |
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O desenho adotado em 1936 era bem mais arredondado, embora ainda com faróis "pendurados"; dois anos depois a Nash lançava um sistema de ventilação e aquecimento |
Mason impôs a Nash a condição de que este adquirisse o controle acionário da Kelvinator, o que foi aceito, dando origem à Nash Kelvinator Corporation em janeiro daquele ano. Começava assim mais uma boa fase para a fábrica de automóveis. Em 1938, aproveitando o conhecimento técnico da produção de geladeiras, a Nash lançava o primeiro sistema de ventilação e aquecimento para veículos. No mesmo ano adotava um câmbio com mudanças acionadas a vácuo. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 19/9/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |