Logo acima havia a motorização com 1.485 cm³, comando de válvulas no cabeçote, 69 cv e 10,6 m.kgf. Este motor, mais moderno, contava com caixa de cinco marchas e levava-o a 148 km/h. A versão mais potente tinha 1.748 cm³, 91 cv e 13,9 m.kgf. Assim como a anterior, podia receber caixa automática de três marchas. Tinha como opção pneus 165/70 R 13 e chegava a 160 km/h. |
O desenho da Estate, a perua de três portas da linha, não era dos mais harmoniosos, mas tinha o mérito da originalidade |
Todos os Allegros dispunham da suspensão Hidragas, uma evolução da
hidroelástica do modelo 1100. Também não utilizava amortecedores e sim
elementos de borracha. Com quatro rodas independentes, usava pneus
radiais, comuns nesta categoria na Europa. A estabilidade era uma das
melhores na categoria e havia bom conforto aos passageiros. Os freios
eram a disco na dianteira e a tambor na traseira, com servo. |
Faixas, faróis auxiliares, rodas esportivas e o motor de 1,75 litro formavam o esportivo Equipe, lançado em 1979 |
Um
ano depois o carro era denominado Allegro 2. Tinha poucas modificações
externas, mas ganhava um novo painel, com conta-giros na versão mais
bem-equipada. Os bancos recebiam revestimento mais luxuoso e encostos
de cabeça nos dianteiros. O motor de 1.275 cm³ contava agora com 66
cv, o que aumentava a velocidade máxima para 149 km/h e permitia fazer
de 0 a 100 km/h em 15 segundos. O Allegro já era vendido na Itália
como Innocenti Regent, como já havia sido feito com o Mini e se
estenderia a outros modelos da BMC. |
Quatro faróis, novos pára-choques e painel melhorado eram adotados na terceira série do Allegro, de 1980, que duraria mais três anos |
A
terceira série, Allegro 3, chegava em janeiro de 1980. Como novidade
havia quatro faróis circulares e uma grade preta com frisos
horizontais. Os pára-choques pretos estavam mais encorpados e o
dianteiro recebia defletor e faróis auxiliares. Por dentro, painel e
bancos eram redesenhados, melhorando bastante a apresentação. A famosa
Vanden Plas, como era tradição, não deixou de fazer sua versão para
este Austin, chamada de Vanden Plas 1500. A grade tinha clara
inspiração no Daimler Double-Six, derivado do
Jaguar XJ, e o acabamento era muito
esmerado. Trazia ainda belas calotas e cores metálicas especiais. |
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