Curva ascendente

Primeiro automóvel produzido em série, o Oldsmobile
Curved Dash abriu caminho para o lendário Ford T

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação

Não há como negar a importância histórica do Ford Modelo T. Eleito o Carro do Século 20 por um grupo de jornalistas especializados do mundo todo, ele tornou o automóvel um bem de consumo para a classe trabalhadora, não apenas um artigo de luxo da elite. Mas, como quase toda conquista da humanidade, havia um precedente — ainda que em volume muito menor — para ele em termos de fabricação e sucesso de vendas. Trata-se do Oldsmobile Curved Dash Runabout, lançado em 1901 e considerado por muitos o primeiro automóvel fabricado em massa no mundo.

Até então, os carros eram produzidos de modo artesanal em oficinas e fábricas de pequeno porte. Foi dessa forma que em 1887, um ano após a chegada do pioneiro alemão Benz Patent-Motorwagen, o americano Ransom Eli Olds concluiu seu primeiro veículo autopropulsor. Em 1892 apresentava a segunda geração de seu invento, o Olds Steamer. A Olds Motor Vehicle Company, criada por ele — e mais tarde rebatizada de Oldsmobile —, nasceu só em 1897. Seu primeiro grande sucesso comercial, o Curved Dash, se esboçou já no primeiro ano de mercado do modelo, quando 425 exemplares foram produzidos.

Apesar de ter sido aperfeiçoada por Henry Ford com seu Modelo T em 1913, um embrião da linha de montagem de carros já era empregada na produção do Oldsmobile. Um sistema progressivo substituía o grupo de artesãos que, pelo método tradicional, se dedicava à execução de cada veículo. Movidos em carrinhos dentro da fábrica, os chassis iam de ponto a ponto da montagem. Algumas peças vinham de fornecedores próximos, como parte dos motores, feitos pelos irmãos Dodge (que fundariam a marca homônima já no ano seguinte), e a transmissão Leland & Faulconer, do futuro pai da Cadillac e da Lincoln, Henry Leland.

Sete anos antes do conhecido Ford, este Oldsmobile já saía de uma linha de montagem, com motor e transmissão fornecidos por outras empresas

Entretanto, historiadores acreditam que outro fator contribuiu decisivamente para acelerar a produção do Curved Dash. Ainda em 1901 um incêndio destruiu as instalações da empresa, o que levaria Olds a cancelar todos os modelos da linha, a não ser o Curved Dash, para a linha 1902. Foi quando o nome Oldsmobile tornou-se oficial para identificar esse fabricante americano. Segundo esses estudiosos, o desespero do empresário o levou a criar o tal sistema de fornecedores, que por sinal continua válido até os dias de hoje.

A produção do Curved Dash deu um salto para 2.500 carros em 1902, quase 4.000 no ano seguinte e cerca de 5.000 em 1904. O maior fabricante da Europa nessa época, a De Dion-Bouton, produzia cerca de 1.200 carros por ano. Isso dificilmente seria viável se o modelo fosse sofisticado e complexo de se fazer. Sua simplicidade e confiabilidade, aliada a um desenho charmoso para os padrões da época, rendeu uma receita de sucesso. Enquanto os carros daquela virada de século ainda se assemelhavam a uma charrete motorizada, o Curved Dash tinha uma frente curva que o destacava na paisagem. Continua

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Data de publicação: 6/2/07

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