Em 9 de março de 1932 ficava pronto o primeiro exemplar do V8 da Ford, conhecido como Flathead (cabeçote plano) por ter válvulas laterais, dentro do "V" formado pelas bancadas de cilindros. O comando ficava acima do virabrequim, como nos motores modernos com comando no bloco. Também estavam no "V" os coletores de admissão, mas os gases de escapamento precisavam passar entre os cilindros para chegar ao respectivo coletor, o que transferia calor ao bloco e exigia refrigeração mais eficiente. O Ford 1932 vinha com câmbio de três marchas. |
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Sedãs, cupês, conversíveis: a ampla família Ford 1933, que contava com maior entreeixos |
O
desenho das carrocerias era herdado do Modelo A e, a exemplo de outros
carros daquela época, não tinha uma identidade típica da marca. No
cardápio de versões estavam o sedã Fordor (corruptela de four-door) e a
perua de quatro portas, o sedã de duas portas Tudor (idem para two-door),
o Victoria, o cupê e o picape, além dos modelos abertos Phaeton,
Cabriolet e Roadster. O cupê, que podia ter cinco ou mais raramente três
janelas (fora o pára-brisa), recebeu um apelido que duraria: Deuce. A
única diferença externa entre os Modelos B e 18 era o logotipo "V8" na
grade do segundo. As rodas raiadas de aço eram calçadas por pneus
5,25-18. |
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O modelo 1935 ganhava teto arredondado e portas convencionais, não mais do tipo "suicida" como as adotadas dois anos antes; o motor já desenvolvia 85 cv |
A
mudança mais relevante foi o alongamento do entreeixos, de 2,92 para
2,84 metros, mas ela não foi a única. A frente portava uma grade
inclinada e o pára-choque abaixo dela era curvado no centro. Os
pára-lamas estavam mais encorpados com saias e as portas tinham
abertura para trás, ao estilo "suicida". Se o quatro-cilindros era
praticamente o mesmo no Modelo 46 (apelidado de "Modelo C"), o V8 já
recebia sua primeira evolução, com um sistema de ignição revisado.
Isso rendeu 10 cv a mais ao Flathead, que chegava a 75 cv. Seu nome oficial agora era
Modelo 40. Apesar da depressão econômica desde 1929,
a Ford vendeu quase 60% mais em 1933 que no ano anterior. |
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O Deuce Coupe do filme
"Loucuras de Verão" (American Graffiti, 1973) e a capa do disco "Little Deuce Coupe" dos Beach Boys (1963): ícones entre os hot-rodders |
Para 1935 a Ford lançava a Série 48, bem mais arredondada, sobretudo
no teto dos modelos fechados. As portas eram abertas para a frente e
a versão Victoria saía do catálogo. Nos Fords 1936 (Série 68) as
rodas raiadas eram abolidas e a buzina vinha embutida. O Flathead
original com bomba d'água à frente dos cabeçotes era modificado nos
modelos 1937, de estilo streamline, isto é, fluido para melhor
aerodinâmica. Mas sua concepção básica duraria sem grandes
renovações até 1953. |
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