O início de uma linhagem
Com projeto da Chevrolet e
motor de seis cilindros, o |
|
|
Os
australianos James Alexander Holden e Henry Adolf Frost associaram-se em
1885, na empresa Holden and Frost, para fazer acabamentos e equipamentos
para carruagens em Adelaide, no sul daquele país-continente. Em 1917, já
com o filho de James (Edward Wheewall Holden) no comando, surgia a
Holden's Motor Body Builders Ltd., que fazia carrocerias para aplicação
sobre chassis importados de diferentes marcas, sobretudo americanas,
como Dodge, Durant, Overland e Chevrolet. |
As linhas arredondadas do FX, com pára-lamas destacados e capô alto, seguiam o padrão americano do fim da década de 1940 |
Ao
final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o governo local tomou
medidas para estimular a criação de fábricas nacionais de
automóveis. A GM e a Ford responderam com propostas e três anos mais
tarde, em novembro de 1948, era apresentado o primeiro carro
australiano: o Holden 48-215, que se tornaria conhecido pela
designação não oficial FX. |
A construção monobloco, ainda incomum à época, contribuía para o baixo peso de uma tonelada; o motor de 2,2 litros fornecia 60 cv e o levava a 130 km/h |
O estilo seguia os padrões americanos da época, com capô e porta-malas bem mais altos que os pára-lamas (estes destacados da carroceria), ampla grade dianteira com frisos verticais, linha de cintura alta e formas arredondadas. Os cromados estavam em boa medida nos pára-choques, calotas e detalhes como a divisão central do pára-brisa. No interior, os bancos inteiriços levavam cinco pessoas com conforto ou mesmo seis. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 29/5/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |