O motor de seis cilindros em linha e 2.171 cm³ (132,5 pol³), com comando de válvulas no bloco e alimentação por um carburador de corpo duplo Stromberg, desenvolvia a potência de 60 cv a 3.800 rpm e o torque máximo de 13,8 m.kgf a 2.000 rpm. Ficaria conhecido como Gray Engine, motor cinza, por vir pintado nessa cor. O conjunto mecânico era simples: câmbio manual de três marchas (a primeira não sincronizada) com alavanca na coluna de direção, tração traseira, sistema elétrico de seis volts, freios a tambor. A suspensão dianteira, independente, usava braços sobrepostos e molas helicoidais; a traseira baseava-se num eixo rígido com molas semi-elíticas. Os pneus tinham a medida 5,50-15. |
Manutenção simples e barata,
suspensão macia e com boa altura do solo, baixo consumo: vários atributos fizeram do FX o carro mais vendido da Austrália |
Embora simples no estilo e na concepção mecânica, o 48-215 não
demorou a conquistar os australianos: a demanda logo gerou fila de
espera, até que a produção pudesse atendê-la, levando a empresa a
veicular anúncios com o mote Holden owners give reasons why
Holden is worth waiting for ("Proprietários de Holden dão
motivos pelos quais vale a pena esperar pelo Holden"). Em 1950, com
maior capacidade de fabricação, ele se tornava o carro mais vendido
no país. |
Grade dianteira, lanternas traseiras e a opção do acabamento Special eram novidades do FJ, lançado em 1953 como evolução do FX |
Uma variação voltada ao uso rural e no trabalho era apresentada em
1951: o picape 50-2106 Coupe Utility, logo apelidado de Holden Ute.
Era o início de uma longa tradição australiana, a de fazer
utilitários com base em automóveis, algo que os americanos tiveram
por pouco tempo (com o Ford Ranchero e
o Chevrolet El Camino). Dois anos
depois, em outubro, o FX era reestilizado para se tornar o FJ, com
mudanças superficiais como na grade dianteira, que ganhava uma barra
horizontal em destaque, e lanternas traseiras ao estilo torpedo. Os
painéis de carroceria eram os mesmos. |
Derivados dos automóveis, o picape Ute e o furgão Panel Van começavam naquele tempo sua carreira de sucesso em terras australianas |
Em 1956, com o lançamento de uma carroceria toda nova na série FE — um carro maior, mais pesado e potente —, chegava ao fim a primeira geração do pioneiro entre os carros australianos, com um total de 290 mil unidades produzidas entre as duas séries. A Holden certamente colheu frutos dessa primazia por muitas décadas, seja pelo aspecto patriótico, seja por ter instaurado antes das demais marcas uma tradição de solidez e confiabilidade. |
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