Já no ano seguinte, 1958, o Rebel perdia sua identidade: o nome era estendido a toda a linha Rambler Custom, que ganhava um motor mais modesto, o V8 de 250 pol³ (4,1 litros). Para a felicidade dos fiéis à marca, porém, a carroceria estava mais convencional: havia discretos rabos-de-peixe e, na frente, nova grade e outro conjunto óptico. Em 1960 a linha Rebel saía do catalogo da AMC. |
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Renascido em 1966, o Rebel tornava-se uma versão do cupê compacto Classic com melhor acabamento e vários motores, um deles o V8 de 5,4 litros e 274 cv |
Seis anos mais tarde, a oferta da Rambler era composta pelo pequeno
American Rogue, o compacto Classic, o esportivo
Marlin e o sedã de grande porte Ambassador. E o nome Rebel
voltava à linha em um cupê derivado do Classic, com acabamento
superior. Por fora o destaque ficava por conta do revestimento de
vinil no teto hardtop, as cores metálicas e rodas com calotas
raiadas. Por dentro, bancos separados com encostos de cabeça,
revestimento especial e painel mais completo. O carro media 4,95
metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,38 m de altura e 2,84 m
de distância entre eixos e pesava 1.360 kg. A carroceria tinha
linhas retas e adequadas a seu tempo. |
O modelo 1967 (ao lado e no alto da página anterior) ganhava nova carroceria, com desenho próprio e mais moderno; o motor mais potente era o de 6,4 litros e 325 cv |
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Mais interessante era a intermediária, com 5.360 cm³, 253 cv e
torque de 46,9 m.kgf, que chegava a 185 km/h. A versão superior
tinha carburador de corpo quádruplo, 274 cv, 49,8 m.kgf e velocidade
máxima de 195 km/h. Sua suspensão era independente na frente e por
eixo rígido na traseira, sempre com molas helicoidais. Tinha freios
a disco dianteiros e tambores atrás e usava pneus 7,75-14. |
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A versão especial The Machine, de 1969, trazia um acabamento mais esportivo ao cupê, mas a linha Rebel (com exceção da perua) sairia de produção um ano depois |
Os
motores com seis cilindros em linha ainda estavam à disposição nas
versões básicas, mas os mais interessantes eram os V8 de 343 pol³
(5.620 cm³), com potências de 235 e 280 cv, e de 390 pol³ (6.390
cm³) com 315 ou 325 cv. Uma versão especial do cupê com 340 cv,
denominada The Machine (A Máquina), foi apresentada na cidade de
Dallas, no Texas, onde acontecia o Encontro Nacional da Associação
de Hot Rods e a final do Campeonato Nacional de Corridas de
Dragsters em 1969. Era uma série limitada, da qual foram produzidas
apenas 2.300 unidades. |
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