O Savanna Rotary ou RX-3 trazia estilo mais esportivo para os sedãs e cupês compactos da marca; a versão de exportação tinha 110 cv

Mais dois modelos recebiam o Wankel em 1972. O Savanna Rotary ou RX-3, também baseado no Familia, era menor que o RX-2 (4,06 m de comprimento, 2,28 m entre eixos, quase 900 kg) e tinha linhas mais esportivas. Disponível como cupê, sedã e perua, obteve grande sucesso comercial e venceu corridas no Japão e na Austrália. Nestes países usava o motor 10A, mas em outros mercados tinha o 12A, com 110 cv, para 0-100 km/h em 11 segundos e velocidade máxima de 185 km/h. Dois anos depois adotava o 12B, comum ao RX-2, e ganhava renovações de estilo. Ficou no mercado até 1978.

O outro lançamento de 1972, o Luce Rotary ou RX-4, era um carro amplo de tração traseira com 4,50 m de comprimento, 2,51 m entre eixos e opções sedã, perua (ambos de quatro portas) e cupê hardtop. Era o sucessor do R130 e seu estilo impressionava bem, com quatro faróis circulares na ampla grade e formas robustas. Podia ter câmbio manual de quatro marchas ou automático de três e ar-condicionado como opcional.

O Luce Rotary ou RX-4 substituiu o R130, trocando as linhas leves por formas imponentes; o motor de 1.308 cm3 tinha menor potência no mercado americano

O motor 12A de 130 cv, usado de início, dava lugar em 1974 ao 13B, versão ampliada daquele. Com dois rotores de 654 cm³ (total de 1.308 cm³), este seria o mais longevo dos rotativos da Mazda: ficaria em linha por 30 anos, chegando ao último RX-7 em 2002. A potência de 125 cv no Japão e apenas 110 nos EUA era menor, em relação ao 12A, por causa dos sistemas de controle de emissões poluentes — por isso era chamado AP, anti-pollution. Emissões eram um problema crônico do Wankel que começava a dificultar suas vendas no mercado americano. O RX-4 manteve-se em produção até 1977.

Depois de preencher vários segmentos de automóveis, a Mazda partia para aquele que foi, provavelmente, o único picape do mundo com motor Wankel: o Rotary Pickup (REPU), baseado no Série B, que também foi vendido como Ford Courier nos EUA. Produzido entre 1974 e 1977, usava o motor 13B e usou câmbio de cinco marchas no último ano.

Maior modelo com o Wankel, o Roadpacer era um Holden Premier australiano que chegava ao Japão sem motor; era confortável, mas seu desempenho não convenceu

Vida ainda mais curta — de 1975 a 1977 — teve o Roadpacer, um grande sedã de quatro portas e 4,85 m. Era um Holden Premier australiano renomeado: a subsidiária da General Motors o enviava sem motor ao Japão, onde recebia o 13B em versão mais potente (135 cv e 19,1 m.kgf). Usava apenas câmbio automático de três marchas e cativava com itens como sistema de áudio controlado também pelos passageiros de trás, travamento automático das portas ao rodar e alerta para excesso de velocidade. Mas o torque em baixa rotação era insuficiente para seus 1.575 kg, pelo que decepcionava em desempenho e consumo.

A linha contou também com um cupê de grande porte, tração traseira e estilo ao gosto americano, chamado RX-5 na Austrália e Cosmo AP no Japão e EUA. Feito entre 1975 e 1980, lembrava um pouco o Ford Thunderbird da época e media 4,47 m, com entreeixos de 2,51 m. Ao lado de muitos elementos comuns ao RX-4, adotava freios a disco nas quatro rodas e suspensão traseira mais evoluída. O motor 12A era usado no mercado japonês e o 13B nos de exportação.

Derivado do RX-4, o cupê Cosmo AP ou RX-5 adotava linhas mais retas, ao gosto americano, e lembrava o Ford Thunderbird

Com a chegada do RX-7, em 1978, a Mazda entrava em nova fase do motor rotativo, em que o destinava apenas a modelos mais esportivos. Das demais linhas, só duas mantinham a opção: Cosmo, que teve mais duas gerações até 1995, e Luce/RX-4, com outras três séries até 1991. Em se tratando de carros familiares, foi mesmo a década de 1970 — com pico de vendas em 1973 — o período de maior brilho para esse tipo de motor tão ligado à marca japonesa.

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