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Iluminação do painel   A lição dos fabricantes de aviões foi bem compreendida por alguns de automóveis, que recorrem a luzes vermelhas e alaranjadas. Ocorre que o olho humano reage de modo diferente a esses tons, de modo que a visão noturna não seja "consumida" pelas luzes do painel, ficando apenas para olhar a estrada à frente. Luzes branca e verde também são aceitáveis. Ruim mesmo é a azul, quase roxa, da VW (acima), que obtém pouco contraste com o fundo preto, dificultando a leitura.

Muitos modelos têm usado fundo branco ou cinza-claro nos instrumentos, um desafio aos projetistas no que toca à leitura. Quando o fundo é eletroluminescente (o que parece "normal" à noite, como nos antigos Palio 16V e Gol GTI), há uma situação crítica ao entardecer e ao amanhecer, quando a luminosidade ambiente não deixa o painel escuro, mas se deve acender os faróis. Se o fundo claro for convencional (Fiesta, Ka, Celta, novo Corsa 1,8), raramente se consegue boa iluminação noturna.

Instrumentos   Digitais ou analógicos? Nossa preferência recai nos analógicos, sempre mais fáceis de ler com o carro em movimento. Isso vale até para o relógio -- que por isso usava ponteiros no Omega GLS, quando não dotado de computador de bordo. Alguns fabricantes já ofereceram painéis digitais (na foto o do Omega CD) e voltaram atrás, mas alguns lançamentos têm usado mostradores de cristal líquido (LCD) para indicar temperatura (novo Fiesta) e nível de combustível (Celta e Fiesta). Isso quando o painel todo não é digital, como na Citroën Picasso.

Limpador de pára-brisa  
Uma padronização seria bem-vinda aqui. Propomos que as várias velocidades do limpador sejam obtidas movendo-se a alavanca para cima, que haja a função de uma só varrida para baixo e que puxando-se a alavanca contra o volante o lavador seja acionado, seguido instantes depois pelo limpador.

Tudo o que foge disso confunde: há modelos em que o limpador é que age quando a alavanca é puxada; em muitos (como em todos os GMs, salvo o Celta) pode-se ligar o limpador quando a intenção era obter apenas uma varrida; e Fiat e VW colocam algumas funções para baixo, em vez de para cima. Quando se trata então do limpador/lavador do vidro traseiro, pior ainda.

Alguns Mercedes-Benz e os utilitários de origem americana -- S10, Blazer, Ranger -- trazem o comando de limpador e faróis na mesma alavanca no lado esquerdo do volante. É quase preciso ler o manual para operá-los corretamente.

Maçanetas externas   O tipo introduzido aqui pelo Gol 1995 e hoje comum em muitos nacionais é dos melhores: uma alça que é toda puxada para abrir a porta (foto). Além de prática para o uso com qualquer das mãos, inclusive com as unhas longas femininas, pode ser utilizada por equipes de resgate em caso de acidente em que a porta  se torne difícil de abrir.

Isso não ocorre com outros tipos, como a maçaneta de gatilho (tradicional da VW, hoje rara) ou a que deve ser erguida (comum nos GMs, Fords e também no Palio). Ainda quanto à abertura externa das portas: toda fechadura deveria trancar girando a chave para no sentido dos ponteiros do relógio. Nas portas do Escort, Ka e Fiesta é ao contrário.

Pedais   Durante bom tempo entre 1940 e 1950 alguns carros de corrida, sobretudo italianos, traziam os pedais dispostos de maneira não-convencional, com embreagem, acelerador e freio, da esquerda para a direita. É fácil entender os problemas que isso pode acarretar numa emergência, quando se age pelo subconsciente.

Pisca-alerta   Itens de segurança, cujo uso pode ser necessário em uma emergência pelo motorista não-habituado, deveriam estar sempre no mesmo e adequado lugar. E onde seria? Em geral no centro do painel (foto), bem visível e acessível tanto pelo motorista quanto pelo passageiro da frente. O botão acima da coluna de direção (Fiesta, Escort) não é visto nem acionado facilmente, enquanto no console, junto ao botão do freio de estacionamento (Clio), fica fora do campo visual do motorista. Continua

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